Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Comissão de Vencimentos não aprovou bónus a ex-CEO da TAP

16 mai, 2023 - 20:45 • Manuela Pires com Redação

Luis Cabaço Martins referiu ainda que Alexandra Reis vai prestar consultadoria ao grupo Barraqueiro

A+ / A-

Luís Cabaço Martins, ex-presidente da Comissão de Vencimentos da TAP, garante que aquele órgão não aprovou o bónus previsto no contrato da ex-presidente executiva Christine Ourmières-Widener.

Questionado pelo PSD na comissão parlamentar de inquérito à TAP, sobre o contrato da antiga gestora que para além da remuneração fixa, do subsidio de residência e outros apoios sociais, comtemplava ainda o pagamento de bónus, Luis Cabaço Martins garantiu que viu o contrato, mas a comissão de vencimentos não aprovou qualquer pagamento de bónus.

“Nós decidimos aprovar o contrato e não aprovámos remunerações variáveis em função do enquadramento empresarial que se vivia, do plano de reestruturação, e que nós, Comissão de Vencimentos, entendemos por unanimidade que seria prudente não aprovar logo essas remunerações variáveis até que ficasse clarificada toda a situação da TAP”, afirmou.

Ainda de acordo com Luís Cabaço Martins, a antiga administradora da TAP Alexandra Reis vai prestar apenas consultadoria ao grupo Barraqueiro e não assumirá um cargo de diretora executiva, como foi noticiado.

"Posso confirmar que há um contrato de colaboração, em outsourcing, para a realização de um trabalho para o grupo Barraqueiro. É o que posso confirmar", disse o antigo presidente da comissão de vencimentos da TAP.

O presidente da Comissão de Vencimentos da TAP, entre 2016 e 2021, foi também questionado sobre os bónus atribuídos a outros antigos gestores e também ao contrato de Fernando Pinto, para consultadoria no valor de 1,6 milhões de euros.

Luis Cabaço Martins garantiu "não ter conhecimento de qualquer contrato celebrado com o engenheiro Fernando Pinto".

[notícia atualizada]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+