Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Guterres recebe esta terça-feira o Prémio Europeu Carlos V

09 mai, 2023 - 05:39 • Lusa

A cerimónia, a decorrer em Extremadura espanhola, voltará a juntar Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa.

A+ / A-

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, recebe esta terça-feira o Prémio Europeu Carlos V, em Espanha, numa cerimónia presidida pelo Rei Felipe VI e em que estarão o Presidente e o primeiro-ministro de Portugal.

A Fundação Academia Europeia e Ibero-americana de Yuste atribui o Prémio Europeu Carlos V, desde 1995, para homenagear o trabalho de pessoas, organizações, projetos ou iniciativas que, com o seu esforço e dedicação, tenham contribuído para o conhecimento geral e valorização dos aspetos culturais, sociais, científicos e dos dados históricos na Europa, bem como do processo de construção e integração europeia.

Na galeria de galardoados com o Prémio Carlos V constam já outros dois portugueses: o ex-Presidente da República Jorge Sampaio (em 2004) e o ex-primeiro-ministro e antigo presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso (em 2014).

Jacques Delors, Wilfried Martens, Felipe González, Mikhail Gorbachev, Helmut Kohl, Simone Veil, Javier Solana e Angela Merkel foram outras personalidades anteriormente galardoadas com este prémio.

A entrega deste prémio a António Guterres voltará a juntar o Presidente e o primeiro-ministro de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, depois de ambos terem surgido em público nesta passada segunda-feira, num evento em Espanha em que não houve declarações aos jornalistas, e já após a divergência pública que assumiram, na semana passada, em torno da manutenção no Governo do ministro das Infraestruturas, João Galamba.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+