Tempo
|
A+ / A-

Presidência justifica condecoração a Janja Lula da Silva

26 abr, 2023 - 20:16 • Redação

Rosangela da Silva, conhecida como Janja, foi agraciada com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, destinada a distinguir serviços relevantes a Portugal ou na expansão da cultura portuguesa.

A+ / A-

A Presidência da República explicou esta quarta-feira a condecoração a Rosangela da Silva, mulher do Presidente brasileiro Lula da Silva.

Rosangela da Silva, conhecida como Janja, foi agraciada com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, destinada a distinguir serviços relevantes a Portugal ou na expansão da cultura portuguesa.

Face à polémica que o caso provocou, o Palácio de Belém explica agora, numa nota à comunicação social, que é tradicional a condecoração de cônjuges de chefes de Estado estrangeiros aquando de visitas de Estado.

O gabinete de Marcelo Rebelo de Sousa dá o exemplo de várias rainhas e primeiras-damas a quem foram atribuídas Ordens Honoríficas Portuguesas.

“A Primeira Dama do Brasil seria assim condecorada, independentemente do seu curriculum e de quem fosse o Presidente eleito do Brasil, mas por ser cônjuge do Chefe de Estado, tal como o foram, por exemplo, as esposas dos Presidentes Juscelino Kubitschek ou Fernando Collor de Mello”, refere a nota de imprensa.

O Palácio de Belém sublinha que Marcelo Rebelo de Sousa “é o Presidente eleito depois da Constituição de 1976 que menos condecorações atribuiu até agora”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+