Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reestruturação da TAP atinge custo de 5.000 milhões de euros

20 abr, 2023 - 22:03 • Lusa

Ajuda pública de 3.200 milhões de euros soma-se à contribuição própria da empresa e à compensação Covid, explica o presidente da Parpública.

A+ / A-

O presidente da Parpública adiantou, esta quinta-feira, que o custo total da reestruturação da TAP atinge cerca de 5.000 milhões de euros, somando a ajuda pública de 3.200 milhões com a contribuição própria da empresa e a compensação Covid.

"Esta soma da contribuição própria com o auxilio de Estado global - não só o auxilio da reestruturação, mas também o auxílio da compensação Covid - é que vão somar o custo global da reestruturação, que, no âmbito do plano de reestruturação e da decisão da Comissão Europeia atinge cerca de 5.000 milhões de euros", adiantou Jaime Andrez.

Declarações de Andrez em resposta ao deputado da Iniciativa Liberal (IL) Bernardo Blanco, na comissão parlamentar de inquérito à TAP.

O presidente da Parpública sublinhou que as negociações com Bruxelas sobre o plano de reestruturação da TAP, aprovado a 21 de dezembro de 2021, foram "muito difíceis", sobretudo sobre "dois instrumentos muito importantes para a decisão final da Comissão Europeia", que tinham a ver com a partilha de perdas pelos diversos parceiros da companhia e com o contributo próprio da empresa.

Conforme explicou Jaime Andrez, a contribuição própria tem a ver com a redução de custos para ajudar a viabilização da atividade económica e financeira da empresa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+