Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jair Bolsonaro vem a Portugal à cimeira mundial da direita, anuncia Chega

07 abr, 2023 - 11:57 • Cristina Nascimento com Lusa

Evento realiza-se a 13 e 14 de maio. Está também confirmada a presença do vice-primeiro-ministro italiano Matteo Salvini.

A+ / A-

O Chega anunciou esta sexta-feira que o ex-presidente brasileiro Jair Messias Bolsonaro, bem como o vice-primeiro ministro italiano, Matteo Salvini, confirmaram a presença em Lisboa para a cimeira da direita mundial.

Segundo o presidente do partido André Ventura, que terá recebido na quinta-feira uma comunicação oficial com a confirmação destas presenças, Bolsonaro chegará a Lisboa dia 12 de maio e partirá no dia 15.

A cimeira da direita mundial realiza-se nos dias 13 e 14 de maio.

Numa mensagem de vídeo enviada às redações, André Ventura defende que este evento "vai colocar Lisboa no centro da direita mundial".
"A presença de Jair Bolsonaro, de Matteo Salvini e de muitos outros dirigentes da direita europeia, marca Lisboa como um dos novos centros da direita mais forte da Europa e uma das referências mundiais da luta contra o socialismo", considerou.
O líder do Chega apelou à participação no evento e enalteceu o "reconhecimento dos pares internacionais" do partido.
No passado dia 23 de março, André Ventura confirmou que estava a organizar um "evento de grande dimensão" para juntar em Lisboa líderes da extrema-direita europeia e também os ex-Presidentes do Brasil e dos Estados Unidos, Jair Bolsonaro e Donald Trump.
Em conferência de imprensa, em Lisboa, André Ventura indicou que o partido convidou também "vários líderes da direita europeia", entre os quais Santiago Abascal, do espanhol Vox, e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que o Chega "gostava muito de ter em Portugal".
O objetivo deste evento, disse na altura, é ser semelhante à Conferência da Ação Política dos Conservadores (CPAC, na sigla em inglês), considerada a mais importante reunião do movimento ultraconservador nos Estados Unidos da América.
"A ideia era ser muito semelhante ao CPAC norte-americano", com intervenções, conferências, momentos de interação e "comícios em alguns momentos com alguns líderes mais populares ou com maior mobilização", referiu.
Matteo Salvini já esteve presente em 2021 num congresso do Chega que decorreu em Coimbra.
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Marli
    11 abr, 2023 Região de Sintra 11:40
    Gostaria de saber, por gentileza o local e horário que o sr. Ex presidente, Jair Messias Bolsonaro irá se apresentar, e se será ao público o evento? Gostaria de ir. Obrigada

Destaques V+