Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Explicador Renascença

O que é o ismaelismo?

29 mar, 2023 - 08:32 • Joana Azevedo Viana

Tiramos todas as dúvidas sobre o a comunidade muçulmana onde aconteceu o ataque desta terça-feira.

A+ / A-
O que é o ismaelismo?

A marcar a atualidade está o ataque de ontem ao Centro Ismaelita de Lisboa. O que é o ismaelismo?

Entre muçulmanos há diferentes correntes. Há sunitas que são maioritários e os xiitas. O ismaelismo é um ramo minoritário do xiismo. À semelhança dos outros muçulmanos, os ismaelitas acreditam num único deus e no profeta Maomé como mensageiro divino.

Partilham quase todas as crenças dos restantes xiitas, à exceção de uma: ao contrário dos restantes, seguem um imã vivo, que é o príncipe Aga Khan IV.

Quem é, afinal, o príncipe Aga Khan?

O atual líder espiritual dos ismaelitas é o príncipe Karim Aga Khan, nomeado pelo seu avô, Aga Khan III, em 1957, quando tinha 20 anos. Para os crentes no ismaelismo, Aga Khan é o descendente direto do profeta Maomé.

Aga Khan é o herdeiro milionário de Aly Khan, o filho mais novo de Aga Khan III, um playboy que durante anos fez manchetes das revistas cor de rosa com as suas histórias e aventuras, incluindo o casamento de dois anos com a atriz Rita Hayworth, entre 1949 e 1951.

Aly Khan morreu em 1960 num acidente de automóvel. A mãe de Aga Khan é a princesa Tajuddawlah Aly Khan, nascida Joan Barbara Yarde-Buller, que se converteu ao Islão para casar com Aly Khan.

Apesar de os ismaelitas não terem um país, Aga Khan é sempre recebido como um chefe de Estado quando se desloca em visitas oficiais.

Quantas pessoas se identificam como ismaelitas?

Haverá cerca de 15 milhões de ismaelitas em todo o mundo.

Em Portugal serão entre 8 e 10 mil pessoas a professar esta fé.

O que representa o centro onde se deu o ataque?

O centro ismaelita de Lisboa é o coração desta comunidade em Portugal e foi sede mundial do Imamat Ismaili, entidade supranacional que representa os ismaelitas, até 2020, quando foi transferida para o Palacete Leitão, na Rua Marquês da Fronteira.

A sede mundial dos ismaelitas foi instalada em Lisboa em junho de 2015, quando Aga Khan esteve em Portugal para assinar com a República Portuguesa o protocolo formal nesse sentido.

Em 2019, o príncipe voltou a Lisboa para formalizar a transferência da sede mundial do Imamat Ismaili para o Palacete Leitão.

O Centro Ismaelita integra a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN, em inglês), criada pelo representante máximo dos ismaelitas em 1967 para promover o diálogo interreligioso e intercultural em todo o mundo.

Através das suas fundações espalhadas pelo mundo, emprega cerca de 36 mil pessoas, de acordo com contas do New York Times.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+