Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

INE

Metade dos portugueses tem salários abaixo dos 1.050 euros brutos

12 abr, 2023 - 19:06 • Sandra Afonso , Fátima Casanova

Em 2021, jovens com idades entre os 25 e os 34 anos recebiam em média quase menos 250 euros que a geração imediatamente mais velha, entre os 35 e 44 anos, com salário médio de 1500 euros brutos.

A+ / A-

Metade dos quatro milhões de trabalhadores portugueses com informações transmitidas por empresas a Autoridade Tributária recebeu 1.050 euros brutos mensais ou menos em 2021.

A informação foi publicada esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, a partir de informação da Autoridade Tributária sobre a remuneração dos trabalhadores.

Segundo os dados, há uma “elevada concentração de trabalhadores em rendimentos baixos.” Em 2021, o último ano com informação disponível, metade das pessoas recebia 1.050 euros brutos por mês, ou menos.

Só em 2020 metade dos trabalhadores passaram a ganhar mais de mil euros brutos por mês. Um ano antes, em 2019, a chamada mediana, que divide os trabalhadores ao meio, estava em 972 euros brutos.

No entanto, a média salarial em 2021 já chegava aos 1.445 euros. Porquê? Porque os altos salários acabam por atenuar os picos positivos e negativos neste indicador.

Se tivermos em conta a mediana, percebemos "uma persistência na concentração em torno de remunerações muito baixas e uma pequena deslocação da mancha de valores para a direita, o que é consistente com o aumento médio das remunerações de 7,3% entre 2019 e 2021", explica o INE.

Maioria das mulheres recebe menos de mil euros brutos

Destaque para as mulheres, que ainda não alcançaram os mil euros na mediana. Ou seja, Em 2021, último ano com dados, metade das trabalhadoras recebia 987 euros ou menos por mês.

No mesmo ano, a mediana para os homens era de 1.168 euros, mais 18%.

Estes dados referem-se aos anos de 2019 a 2021. Em qualquer dos anos em análise, a remuneração é assimétrica positiva, isto é, há uma elevada concentração de trabalhadores em rendimentos baixos.

Uma última nota para os jovens. Em 2021, quem tinha entre 35 e 44 anos recebia em média 1500 euros brutos, mais 19,6% do que os jovens adultos, entre os 25 e os 34 anos, que ficavam pelos 1260 euros mensais.

Números "chocantes"

Em declarações à Renascença, João Duque considera que estes dados sobre salários em Portugal são “chocantes” e mostram também, que os aumentos são mais significativos nas remunerações mais baixas, devido "a uma política muito orientada para a remuneração mais baixa".

Para o economista, relacionam-se com o facto de as empresas criarem pouco valor acrescentado.

“É um panorama de pouco valor acrescentado da nossa atividade económica em geral. As empresas queixam-se que não podem pagar muito, porque não podem vender muito caro. Entramos num ciclo vicioso em que sem marcas, sem valor acrescentado por unidade de posto de trabalho é impossível distribuir muito aquilo que não se consegue ganhar, mas é chocante temos praticamente metade da população a ganhar menos de mil euros por mês”, sublinha João Duque.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Ferraz
    12 abr, 2023 Vila Nova de Gaia 20:08
    Ao contrário vamos à classe política e vemos que se não forem os mais bem pagos da europa estão nos primeiros cinco.. Ao contrário quando vamos para a reforma recebemos quase nada.

Destaques V+