Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Santos Silva contraria Cravinho. Ainda não há decisão sobre presença de Lula da Silva no 25 de Abril

24 fev, 2023 - 14:47 • Manuela Pires , Diogo Camilo

Presidente da Assembleia da República diz que não sabe de nada quanto à presença do presidente brasileiro na sessão solene. Ministro diz que Dia da Liberdade é o único livre para uma possível visita de Lula ao Parlamento.

A+ / A-

Afinal não há decisão sobre se Lula da Silva irá discursar na sessão solene do 25 de Abril, no Parlamento. Depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, ter anunciado que o presidente brasileiro seria o “primeiro chefe de Estado a fazer um discurso na data”, Augusto Santos Silva desmentiu o governante e apontou que não sabe de nada.

“Tudo está a ser feito de forma a que, numa das próximas conferências de líderes, tenha toda a informação que preciso para propor aos grupos parlamentares e deputados únicos a forma como devemos organizar a sessão de boas-vindas ao presidente do Brasil, aquando a sua visita de Estado a Portugal”, disse o presidente da Assembleia da República.

Esta quinta-feira em Brasília, o ministro tinha indicado que Lula da Silva participaria na cimeira luso-brasileira e estaria em Portugal de 22 a 25 de abril.

No Parlamento português acrescentou que o presidente brasileiro tem a agenda preenchida e que, por isso, o Dia da Liberdade é o único livre para uma possível visita de Lula ao Parlamento.

“Durante esses dias só há mesmo um dia disponível em que é possível ele vir à Assembleia da República e esse é o dia 25 de abril. A Assembleia da República é soberana e tomará as decisões que entender nessa matéria”, afirmou.

No debate parlamentar, o Bloco de Esquerda afirmou que o ministro “meteu os pés pelas mãos” na matéria, indicando que esta é “mais uma trapalhada” do Governo, enquanto o Chega diz que o convite a Lula “envergonha todos” e o PSD fez saber que “não aceita” que o presidente brasileiro discurse na sessão solene do 25 de Abril.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+