Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Comissário Europeu

"Há problemas estruturais básicos na habitação que cada Estado-membro tem de resolver"

16 fev, 2023 - 12:30 • Manuela Pires com redação

"Temos um problema geral de habitação na Europa, há problemas estruturais no mercado da habitação", reconhece o comissário europeu dos Direitos Sociais no Parlamento português.

A+ / A-

O comissário europeu para os Direitos Sociais e Emprego disse esta quinta-feira de manhã, no Parlamento português, que o problema da habitação é um problema europeu que afeta vários Estados-membros.

Para Nicolas Schmit, tem de haver investimento nesta área para aumentar a oferta, sendo que este é um problema que deve ser resolvido pelos Estados-membros.

"É mais difícil agora por causa do aumento das taxas de juro, mas há problemas estruturais básicos em muitos mercados de habitação na Europa, e isto tem de ser tratado pelos Estados-membros para encontrar a soluçõ adequada, principalmente do lado da oferta."

Em resposta aos deputados, o comissário europeu defendeu que é necessário criar condições para ter, na Europa, emprego de qualidade, com estabilidade e bons salários, para não permitir a precariedade, sendo esta uma forma de combater estes "problemas estruturais" no acesso à habitação.

"Temos um problema geral de habitação na Europa, há problemas estruturais no mercado da habitação que todos os Estados-membros têm de analisar, para ver como podemos ultrapassá-los."

Na mesma intervenção, Schmit elogiou as políticas que Portugal está a seguir para tornar a economia mais verde e apontou as áreas prioritárias definidas pelo Governo para aplicação dos fundos do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+