Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conselho de Ministros sobre Habitação. Vai haver mudanças no alojamento local

16 fev, 2023 - 09:04 • Redação

Medidas para a habitação devem ser conhecidas esta quinta-feira após Conselho de Ministros sobre o tema.

A+ / A-

Os inquilinos de habitação social com rendas em atraso vão passar a ter três anos para pagar dívida. Trata-se de um alargamento de prazo para quem, no processo de regularização da dívida, vê a mensalidade aumentar para mais do dobro. A informação é avançada esta quinta-feira pelo "Jornal de Notícias" e deverá ser aprovada no Conselho de Ministros dedicado à habitação.

Já segundo o "Jornal de Negócios", o executivo poderá, ainda, avançar com licenças temporárias para o Alojamento Local que deixariam, assim, de ser licenças permanentes. De acordo com aquela publicação, as licenças poderão passar a ter um limite temporal ao fim do qual podem ser renovadas ou não, "dependendo da oferta e necessidades que existam na zona geográfica em que o imóvel se insere".

António Costa também já levantou o véu do que poderá ser anunciado esta quinta-feira. O primeiro-ministro adianta, num artigo de opinião no jornal "Público", que o objetivo do Governo com estas medidas é apoiar famílias e aumentar o número de imóveis destinado a habitação e as casas para arrendamento. Para além disso, o Executivo pretende, também, combater a especulação e simplificar os processos de licenciamento para construção, aquisição e utilização de habitações.

Recorde-se que 16% das verbas do PRR estão destinadas ao setor. São 2.700 milhões de euros para, até 2026, financiar habitação condigna a 26 mil famílias.

Até setembro do ano passado, os quatro programas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a habitação tinham uma execução inferior a 4%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+