Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa garante a Marcelo que PRR está a ser cumprido no prazo previsto

15 fev, 2023 - 19:50 • Susana Madureira Martins , Diogo Camilo com Lusa

Governo fez ponto de situação do Plano de Recuperação e Resiliência ao Presidente da República. Estudo aponta que cada euro do PRR se vai traduzir num crescimento de 5,30€ do PIB. Costa diz que é "muito provável" recorrer a mais verbas devido à inflação.

A+ / A-

António Costa indicou esta quarta-feira que cada euro do Plano de Recuperação e Resiliência se vai traduzir num crescimento de 5,30€ do Produto Interno Bruto (PIB), considerando “muito provável” que Portugal venha a recorrer a mais verbas devido à inflação, para permitir "cobrir os custos" de instituições de solidariedade social ou de municípios.

De acordo com o estudo do Ministério das Finanças citado pelo primeiro-ministro, o PRR terá um impacto económico “que supera em muito os 16,6 milhões de euros que já estão alocados”.

Em jeito de balanço da execução do plano, do Governo para o Presidente da República, Costa deixou a ressalva de que, se o PRR não está a ser cumprido com mais rapidez é devido a “vicissitudes”, como uma que foi criada pelo próprio Marcelo.

“Há vicissitudes legislativas, próprias de uma sociedade democrática. Uma das reformas fundamentais é a do sistema das ordens profissionais, que depois de ter sido aprovada na Assembleia da República, está neste momento pendente de apreciação no Tribunal Constitucional e é absolutamente vital para a liberalização da economia”, disse, em referência ao envio do diploma para o TC.

Costa indica que, por isso, é necessário “ajustar o ritmo de cumprimento” para “garantir que tudo esteja pronto no tempo certo”.

Neste momento, 70% das verbas do PRR estão contratualizadas, sendo que a Comissão Europeia já autorizou 30% das verbas.

O primeiro-ministro indicou ainda que, apesar das metas estarem dentro do tempo previsto, o impacto da inflação pode obrigar a recorrer a mais verbas.

"Em função da evolução da inflação, é muito provável que iremos recorrer a verbas ainda não utilizadas do PRR, para permitir cobrir os custos, designadamente com as IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) ou os municípios, que estão a tentar contratar hoje a um preço superior àquele que estava inicialmente previsto", declarou.

O montante total do PRR (16.644 milhões de euros), gerido pela Estrutura de Missão Recuperar Portugal, está dividido pelas suas três dimensões estruturantes: resiliência (11.125 milhões de euros), transição climática (3.059 milhões de euros) e transição digital (2.460 milhões de euros).

Da dotação total, cerca de 13.900 milhões de euros correspondem a subvenções e 2.700 milhões de euros a empréstimos.

Portugal pode ainda recorrer a cerca de 11,5 mil milhões de euros em empréstimos no âmbito do PRR, uma vez que o total de fundos disponibilizados pela Comissão Europeia nessa vertente pode chegar a 14,2 mil milhões de euros.

Em resposta a Costa, Marcelo voltou a deixar claro que o Plano de Recuperação e Resiliência é uma “oportunidade muito importante” para Portugal e que o ponto de situação desta quarta-feira foi "um exemplo" de "solidariedade institucional" e de "solidariedade estratégica".

"A solidariedade institucional implica o haver uma cooperação em função de determinados objetivos, que são objetivos nacionais, em termos institucionais, estratégica porque aqui se vai mais longe. A ideia é que a estratégia corporizada no PRR e tudo o que o envolve tenha um sucesso nacional", defendeu Marcelo Rebelo de Sousa, que tem sido crítico dos tempos de execução do PRR.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+