Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Vórtex

AR aprovou: Pinto Moreira perde imunidade parlamentar

10 fev, 2023 - 14:02 • Diogo Camilo , Manuela Pires

O deputado do PSD e ex-autarca de Espinho está sob investigação por suspeitas de corrupção passiva, tráfico de influências, prevaricação e abuso de poder

A+ / A-

Foi aprovado esta sexta-feira o levantamento da imunidade parlamentar ao ex-vice líder da bancada do PSD, Joaquim Pinto Moreira.

O também ex-autarca de Espinho foi formalmente acusado dos crimes de corrupção passiva de titular de cargo público, tráfico de influências, prevaricação e abuso de poder, no âmbito da Operação Vórtex.

Em plenário ao início da tarde, o parecer foi aprovado por unanimidade, depois de ter sido aprovado na quarta-feira pela Comissão de Transparência e Estatutos dos Deputados.

A decisão surge depois de o Tribunal Judicial da Comarca do Porto ter solicitado à Assembleia da República o levantamento da imunidade parlamentar de Joaquim Pinto Moreira pela "alegada prática" de quatro crimes, entre os quais corrupção passiva e prevaricação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+