Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Professores. Marcelo acredita em acordo para evitar "custo enorme" para os alunos

20 jan, 2023 - 20:20

Presidente da República pede a Ministério da Educação e sindicatos que continuem a negociar e a aproximar posições.

A+ / A-

O Presidente da República acredita que ainda é possível chegar a um acordo entre professores e Ministério da Educação para evitar um "custo enorme" para os alunos.

"Continuo a acreditar que se deve fazer tudo para haver esse diálogo e acordo. Se continua muito tempo aquilo que tem sido vivido pelos professores, pais, escolas, alunos, chegar ao fim do mês, ir até ao Carnaval, então estamos perante um custo para um ano letivo que é enorme. E já é o terceiro ano letivo com problemas, o que marca a qualidade do nosso ensino", declarou esta sexta-feira Marcelo Rebelo de Sousa.

Questionado se as propostas do Governo aos sindicatos de professores são razoáveis, o Presidente da República diz que o "grande problema" é a recuperação do tempo perdido.

"Pode discutir-se se as propostas devem ir mais longe e é natural que os sindicatos digam que se podem ir mais longe do que aquilo que foi. Agora os campos tratados pelo Governo - exceto o problema da recuperação do tempo perdido, eu disse sempre que esse era o grande problema", afirmou.

"Os outros todos são legítimos e eram campos em que o Governo já cedeu alguma coisa e eu acho que podia continuar o diálogo e a aproximação com os professores, que é o problema da distância relativamente ao domicílio, os escalões, a burocracia, a vinculação de maior número de professores para reduzir a precariedade. São problemas sensíveis dos professores e o Governo mostrou, pelo menos agora, de forma escrita que está disposto a negociar e ver até que ponto nessa negociação pode ser possível aproximar as posições", conclui Marcelo Rebelo de Sousa.


Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Confiar no PS?
    21 jan, 2023 Nunca na Vida 10:48
    Analise melhor os truques de ilusionismo, perdão, "propostas" do governo e verá que principalmente na questão das quotas de acesso aos 5º e 7º escalões onde o ministro "jura" que aumentou o numero de professores que vão subir, quando a Fenprof, pelo menos já demonstrou que a proposta se limita a somar o numero de vagas com a percentagem de subida, ou seja, é o que já existe, e diga lá Sr. Presidente se há alguma hipótese de confiar nas "negociações-embuste" e cessar as greves, para o PS se apressar a elaborar legislação que as proíba num futuro próximo... Quem é o doido que confia no PS?

Destaques V+