Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa reúne em Bruxelas com Ursula von der Leyen

19 jan, 2023 - 07:31 • Lusa

Encontro é apenas descrito como uma "reunião de trabalho".

A+ / A-
Ursula von der Leyen, António Costa. Foto: António Pedro Santos/EPA
Ursula von der Leyen, António Costa. Foto: António Pedro Santos/EPA
António Costa e Ursula von der Leyen. Foto: Antonio Pedro Santos/Pool/EPA
António Costa e Ursula von der Leyen. Foto: Antonio Pedro Santos/Pool/EPA

O primeiro-ministro vai reunir-se esta quinta-feira à noite com a presidente da Comissão Europeia, em Bruxelas, e no encontro deverá abordar a possibilidade de renovação do mecanismo ibérico para limitar o preço do gás para produzir eletricidade.

O encontro entre António Costa e Ursula von der Leyen é apenas descrito como uma "reunião de trabalho" e na semana passada uma porta-voz da Comissão Europeia só revelou que seria abordado "tudo o que seja relevante" para o bloco comunitário e o para o país.

Contudo, na quarta-feira o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, reuniu-se com a vice-presidente da Comissão e comissária para a Competição Margrethe Vestager, em Bruxelas, para discutir a extensão do mecanismo ibérico que limita o preço do gás adquirido para produzir eletricidade. O governante socialista foi acompanhado por Teresa Ribera, a ministra espanhola com a pasta da Energia.

Dessa reunião saiu apenas um sinal "positivo", de acordo com uma nota divulgada pelo Ministério do Ambiente, e Portugal e Espanha comprometeram-se a avançar com propostas o quanto antes.

A última vez que Costa e von der Leyen se encontraram foi na reunião do Conselho Europeu de dezembro, onde o primeiro-ministro português defendeu a renovação, a partir de maio, do mecanismo ibérico que limita o preço do gás na produção de eletricidade.

"Do nosso lado e de Espanha, sublinhámos que, independentemente da fixação deste mecanismo da correção de preço do gás, é essencialmente renovar, a partir de maio, a solução ibérica, [...] que não tem distorcido o mercado e que tem permitido às empresas portuguesas e sediadas em Portugal e Espanha -- e também à França, sempre que adquire energia na Península Ibérica -- ter sempre preços francamente mais competitivos do que são praticados no mercado internacional", disse na altura António Costa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+