Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pinto Moreira

PSD rejeita fragilização com saída de 'vice' e afasta comparações

13 jan, 2023 - 15:58 • Manuela Pires com redação

Joaquim Miranda Sarmento diz ainda que nos próximos dias vai indicar um nome para a Comissão de Revisão Constitucional.

A+ / A-

O líder da bancada parlamentar dos sociais-democratas garante que o caso a envolver o deputado Pinto Moreira não fragiliza, nem o PSD, nem a bancada do partido.

“Não fica minimamente fragilizado, porque os casos não são comparáveis. O deputado Pinto Moreira, até ao momento, não foi acusado de nada e não foi indiciado de nada… foi apenas investigado. Portanto, não é comparável até com a própria situação do presidente da Câmara de Espinho, que, entretanto, pediu ontem renúncia ao mandato e que está constituído arguido”, justificou Joaquim Miranda Sarmento.

Em declarações aos jornalistas, no Parlamento, saudou a atitude do deputado que, “por uma questão de seriedade e de ética”, decidiu renunciar ao cargo de vice-presidente da bancada e de presidente da Comissão Eventual para a Revisão Constitucional, depois de ter sido alvo de buscas no âmbito da Operação Vórtex, na terça-feira.

O líder parlamentar do PSD explicou que a decisão foi articulada “a três” - entre si, o presidente do PSD e o deputado durante o dia de quinta-feira -, tendo sido decidido que Luís Montenegro aproveitaria a entrevista à SIC já previamente agendada para a tornar pública.

Joaquim Miranda Sarmento disse ainda que nos próximos dias vai indicar um nome para essa comissão.

O líder parlamentar do PSD aguarda o pedido de levantamento de imunidade parlamentar, mas que para já não se coloca a questão da renúncia do mandato.

“Vamos saber se esse pedido chega ou não, se existe ou não, em função do pedido compete primeiro ao próprio e a nós também fazer essa avaliação política”, disse, remetendo quaisquer ilações para o “conteúdo formal e substantivo” de um eventual pedido de levantamento da imunidade.

O líder parlamentar do PSD não afastou até a hipótese de Pinto Moreira voltar a assumir as funções de 'vice' na bancada "se tudo se resolver a bem" neste processo, considerando o deputado "um dos melhores", e recusou que tenha havido qualquer pressão dentro do grupo parlamentar para esta renúncia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+