A+ / A-

Presidente da República condecora Renascença com o título de membro honorário da Ordem de Instrução Pública

23 abr, 2024 - 18:27 • Redação

A condecoração decidida por Marcelo Rebelo de Sousa destaca e valoriza o contributo da Emissora Católica Portuguesa para “a formação dos portugueses”.

A+ / A-

A Renascença foi condecorada, esta terça-feira, pelo Presidente da República com o título de membro honorário da Ordem de Instrução Pública. A decisão de Marcelo Rebelo de Sousa surgiu no âmbito dos 85 anos da Emissora Católica Portuguesa, e a distinção destaca e valoriza o contributo da Renascença para “a formação dos portugueses”.

A decisão de atribuir o título foi anunciada há precisamente um ano. A cerimónia decorreu esta terça-feira à tarde no Palácio de Belém.

O Cónego Paulo Franco, presidente do Conselho de Gerência da Rádio Renascença, disse receber com muita alegria a distinção das mãos de Marcelo Rebelo de Sousa. "A Renascença tem feito por ser um instrumento da formação da sociedade portuguesa e da sociedade democrática que, para o ser, precisa de ser bem informada. E a Renascença tem tido uma missão ímpar nessa matéria. Também por isso é que foi distinguida com esta ordem da instrução pública."

A Ordem da Instrução Pública é uma ordem honorífica portuguesa atribuída como galardão por altos serviços prestados na educação e no ensino.

Esta é a segunda vez que a Rádio Renascença é condecorada pela Presidência da República. Em 2012, no momento dos 75 anos da Renascença, o Presidente Cavaco Silva atribuiu a Ordem de Mérito à estação, uma distinção concedida pelos “serviços de grande valor prestados ao país”.

OuvirPausa
0:00 / 0:00

Desta vez, a condecoração surge dois dias antes do 25 de Abril. Uma época, recorda o cónego Paulo Franco, em que se procurou "uma sociedade livre, onde o pensamento possa ser transmitido e manifestado", e a Renascença "teve e continua a ter uma importância singular para a formação de uma sociedade verdadeiramente democrática".

"Receber esta distinção tão próximo da da celebração dos 50 anos do 25 de Abril só aumenta a nossa responsabilidade na construção desta sociedade democrática", afirmou o cónego Paulo Franco. "Uma sociedade democrática não pode ser uma sociedade relativista. Tem de ser uma sociedade consciente da sua missão, do seu dever, mas também muito conhecedora, fruto da transparência em que se vive, daquilo que é também chamada a construir. A Rádio Renascença tem o seu dever ainda redobrado nesta missão da construção da sociedade portuguesa, sempre na defesa de uma sociedade democrática pluralista".

As emissões diárias regulares da Renascença iniciaram-se a 1 de janeiro de 1937 e a oficialização da estação, enquanto organismo da Acção Católica, aconteceu a 10 de abril de 1938.

Hoje, 87 anos depois, a Rádio Renascença faz parte do Grupo Renascença Multimédia englobando ainda a RFM, a MEGA HITS, diversas webrádios, e, a plataforma multimédia POPCASTS”. Do Portfólio do grupo fazem ainda parte a agência de publicidade Intervoz e a empresa de produção Genius Y Meios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    24 abr, 2024 Palmela 20:21
    87 anos ! E bem velhinha!

Destaques V+