Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

governo

Já há novos secretários de Estado

04 jan, 2023 - 10:07 • Redação

São seis novos membros do Governo. Tomam posse juntamente com os dois novos ministros.

A+ / A-

O Presidente da República aceitou, esta quarta-feira, a indicação de seis novos secretários de Estado que tomam posse ao final da tarde, juntamente com os dois novos ministros do Governo: João Galamba, nas Infraestruturas, e Marina Gonçalves, na Habitação.

Pedro Nuno Pereira de Sousa Rodrigues é o novo secretário de Estado do Tesouro, lugar que Alexandra Reis ocupava.

Ana Cláudia Fontoura Gouveia assume a Secretaria de Estado da Energia e Clima e Hugo Alexandre Polido Pires é o novo secretário de Estado do Ambiente.

Frederico André Branco dos Reis Francisco é o novo secretário de Estado das Infraestruturas, enquanto Maria Fernanda da Silva Rodrigues assume a Secretaria de Estado da Habitação.

Neste conjunto de nomes surge ainda um para a área da Agricultura: Carla Maria Gonçalves Alves Pereira assume o cargo de secretária de Estado.

Notas curriculares dos novos secretários de Estado

Pedro Sousa Rodrigues:

O novo secretário de Estado do Tesouro é do Porto, tem 48 anos. Licenciado em Economia e mestre em Ciências Empresariais, especialização em Finanças, começou a sua experiência profissional em 1995 como técnico oficial de contas. Trabalhou cinco anos no IAPMEI e quatro na Agência Portuguesa para o Investimento.

Passou também pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), onde desempenhou vários cargos.

Entre 2017 e 2022, foi adjunto do secretário de Estado da Internacionalização.

Ana Fontoura Gouveia:

A nova secretária de Estado da Energia e Clima nasceu na Figueira da Foz há 40 anos.

É doutorada em Economia e passou parte da sua carreira, entre 2004 e 2008, no Banco de Portugal. Passou depois para o Banco Central Europeu onde permaneceu até 2014. No ano seguinte, entrou no Ministério da Economia, depois transitou para o das Finanças.

Em 2018 regressou ao Banco de Portugal e desde o final de 2019 passou a ser assessora económica no gabinete do primeiro-ministro António Costa.

É ainda professora universitária na Nova School of Business and Economics.

É autora de diversas publicações na área das políticas públicas, temática em que se especializou.

Hugo Pires:

O novo secretário de Estado do Ambiente é de Coimbra e tem 43 anos.

Terminou a licenciatura em Arquitetura em 2006. Três anos mais tarde, integrou o executivo da Câmara Municipal de Braga onde foi vereador com os pelouros do Urbanismo, Reabilitação Urbana, Proteção Civil e Juventude.

Entre 2011 e 2013 foi presidente do Conselho de Administração da Fundação Bracara Augusta e em 2015 foi eleito deputado da Assembleia da República, onde foi coordenador do grupo de trabalho que aprovou a Lei de Bases da Habitação.

É também vice-Presidente do grupo parlamentar do Partido Socialista desde 2019 com as áreas do ambiente e energia e co-autor da Lei de Bases do Clima.

Frederico Francisco:

O novo secretário de Estado das Infraestruturas nasceu em Cascais, tem 36 anos.

A sua formação académica foi feita no Instituto Superior Técnico, onde se tornou mestre em Engenharia Aeroespacial e doutorou-se em Física.

Foi professor auxiliar convidado na Faculade de Ciências da Universidade do Porto e investigador do Centro de Física das Universidades do Minho e Porto, onde foi bolseiro de pós-doutoramento entre 2017 e 2019.

A sua tese de doutoramento com o título “Anomalias de Trajectória em Sondas Interplanetárias” recebeu o prémio “Springer Theses” da Springer-Verlag e foi publicada em livro pela mesma editora. Foi também distinguido com a Medalha Zeldovich 2018 pela Academia Russa de Ciências e a COSPAR (Commission on Space Research).

Desde 2019, exerceu funções como adjunto no Gabinete do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, onde acompanhava as políticas para o transporte ferroviário, incluindo a coordenação da elaboração do Plano Ferroviário Nacional.

Fernanda Rodrigues:

A nova secretária de Estado da Habitação é de Águeda e tem 60 anos.

Licenciada em Engenharia Civil, Mestre em Engenharia Humana e Doutorada em Engenharia Civil, tornou-se professora da Universidade de Aveiro em 2011.

Diretora do Mestrado Integrado e Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, desde 2017 e desde 2021 acumula a direção da Licenciatura em Engenharia Civil e do Mestrado em Engenharia Civil.

No âmbito do seu doutoramento desenvolveu trabalho no âmbito do Estado de Conservação de Edifícios de Habitação a Custos Controlados. Índice de avaliação e metodologia para a sua obtenção.

Carla Alves:

A nova secretária de Estado da Agricultura nasceu em Bragança há 52 anos.

Licenciada em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro-UTAD, já exerceu funções técnicas e comerciais numa empresa privada de aleimentação animal, foi professora universitária e numa escola secundária.

Em 2000 integrou os quadros técnicos da Câmara Municipal de Vinhais e durante 11 anos foi diretora do Parque Biológico de Vinhais.

Desde 2018 era a Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+