Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Costa: Governo "assegurou sempre estabilidade política" apesar de "vicissitudes de composição"

02 jan, 2023 - 18:25 • João Malheiro Ricardo Vieira

Primeiro-ministro convocou jornalistas após o anúncio de mini-remodelação. António Costa classificou os dois novos ministros como "pessoas com experiência governativa, conhecem os meandros da administração, não se embaraçam com as exigências da transparência necessárias à contratação pública e dão garantias que não haverá descontinuidade do que está a ser executado".

A+ / A-

O primeiro-ministro defende que o Governo "assegurou sempre a estabilidade política", durante os seus sete anos no cargo, "não obstante vicissitudes da composição do Governo e da sua orgânica".

Numa declaração ao país após uma nova remodelação no Governo, António Costa garante que foi essa estabilidade que permitiu a Portugal "manter uma trajetória constante de crescimento".

"Conseguimos concluir o ano com o segundo maior crescimento da União Europeia e o maior crescimento de Portugal em 30 anos", apontou, aos jornalistas.

Em resposta à Renascença, António Costa escolheu não valorizar as críticas de Luís Montenegro, pedindo a demissão de Fernando Medina: "Quando a oposição for Governo, escolherá o Governo", atirou, apenas.

João Galamba é o novo ministro das Infraestruturas e Marina Sola Gonçalves é a nova ministra da Habitação. Os dois novos ministros vão substituir Pedro Nuno Santos, que se demitem na sequência do caso TAP/Alexandra Reis.

O chefe do Executivo classificou os dois novos ministros como "duas pessoas com experiência governativa, conhecem os meandros da administração, não se embaraçam com as exigências da transparência necessárias à contratação pública e dão garantias que não haverá descontinuidade do que está a ser executado".

António Costa considerou que João Galamba "revelou responsabilidades executivas muito importantes", enquanto foi secretário de Estado. Já sobre Marina Sola Gonçalves, o primeiro-ministro refere que "aplicou uma boa dinâmica à política da habitação" do Governo.

"Quando lançamos esta nova geração de políticas de habitação, tivemos de começar pelas fundações. Tenho a certeza que Marina Gonçalves terá alargadas condições para a execução desta política", afirmou.

O primeiro-ministro indicou, por outro lado, "que seria estranho que um Governo do PS escolhesse pessoas que não fossem do PS ou da área política do PS" e que as escolhas para os novos cargos tiveram como prioridade "experiência executiva".

"Com confiança, encaramos os desafios deste novo ano", prometeu, ainda.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+