Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Polémica com secretária de Estado

Marcelo diz que é "prematuro" comentar saída de Alexandra Reis da TAP por meio milhão

27 dez, 2022 - 13:17 • Joana Azevedo Viana , Anabela Góis , Susana Madureira Martins

Presidente da República quer "todo o caso esclarecido" antes de se pronunciar sobre indemnização de 500 mil euros à atual secretária de Estado do Tesouro aquando da saída da TAP.

A+ / A-

O Presidente da República disse esta terça-feira que é "prematuro" pronunciar-se já sobre o caso da indemnização de 500 mil euros paga pela TAP à atual secretária de Estado do Tesouro, dizendo que é preciso "perceber os contornos" do acordo firmado para a saída de Alexandra Reis da companhia aérea.

"Neste momento, há um apuramento que está a ser feito na sequência do pedido conjunto dos ministros [das Finanças e das Infraestruturas]. Aguardamos todos o esclarecimento e acho que é prematuro, antes do esclarecimento, estar a pronunciar-me", disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas durante uma visita a Murça.

"Quero perceber os contornos. Há uma questão de direito e há uma questão, se quiserem, política ou de imagem política ou compreensão política. São dois problemas que estão ligados entre si. Vamos tentar perceber um para perceber o outro."

Questionado sobre se Alexandra Reis deve permanecer no cargo de secretária de Estado, o Presidente voltou a defender que é "prematuro" comentar num sentido ou noutro.

"Não quero pôr o carro à frente dos bois. Primeiro temos de perceber o que se passou, chamemos a isso a pré-história, depois vamos à história."

Marcelo adiantou que, se os ministros das Infraestruturas e das Finanças já pediram esclarecimentos, "isto significa que provavelmente os responsáveis do poder político a vários níveis querem um esclarecimento" também.

"Não foi o Presidente da República que assinou o acordo, não foi o primeiro-ministro que assinou o acordo, não foram os ministros que assinaram o acordo. Vamos ver o que é que se passou", sublinhou o chefe de Estado, antes de reforçar a sua posição ao lado de Fernando Medina e de Pedro Nuno Santos.

"O ministro das Finanças não tinha nada a ver com o acordo dos transportes aéreos. O ministro das Finanças aparece porque tem uma colaboradora que, um tempo mais tarde, é nomeada para o apoiar no Governo. O ministro das Infraestruturas acompanha e tutela a gestão daquela empresa [TAP], agora, quer isso dizer que sabe os pormenores dos acordos que respeitam a todas as situações de gestão e laborais? Pode não saber."

Conivência da secretária de Estado?

De acordo com o comunicado enviado pela TAP à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a 4 de dezembro, Alexandra Reis abandonou a administração executiva da companhia aérea de livre vontade.

A agora secretária de Estado do Tesouro alega, por seu lado, que o a indemnização de 500 mil euros é legal porque foi a companhia a quebrar o contrato, o que contraria a versão enviada pela TAP à entidade reguladora.

Esta manhã, no seu habitual espaço de comentário na Renascença, o economista João Duque alertava para a possibilidade de a TAP ter prestado informações falsas à CMVM.

O economista destaca ainda que, se houve de facto prestação de informações falsas ao regulador, tal aconteceu com "a conivência da própria secretária de Estado que, perante uma informação falsa, anui, não diz nada e não esclarece que não foi assim".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    27 dez, 2022 Leiria 14:48
    "Cambada de aldrabões" que estão no destino do nosso PAÍS. Só nós somos os culpados.
  • EU
    27 dez, 2022 PORTUGAL 14:17
    É prematuro? Então já se pronunciou dizendo que a lei é ASSIM e agora recua? Eu não sou de MURÇA, embora esteja perto.

Destaques V+