Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Falha na resposta ao mau tempo? "Sistema de Proteção Civil funcionou", garante secretária de Estado

14 dez, 2022 - 22:09 • Redação

Patrícia Gaspar defende que, “perante aquelas que eram as informações que a Autoridade Nacional de Proteção Civil tinha, foram desencadeados todos os procedimentos possíveis" para responder às consequências do mau tempo que assolou, sobretudo, a região da Grande Lisboa.

A+ / A-

A secretária de Estado da Proteção Civil considera que não há motivos para apontar falhas na resposta das autoridades ao mau tempo.

“Eu acho que nós não temos neste momento razão para falar de falhas. Acho que o sistema de proteção civil funcionou”, disse Patrícia Gaspar, em declarações à CNN Portugal.

A governante sublinha que o fenómeno atmosférico a que se assistiu, sobretudo na semana passada, foi extremo, e que, “perante aquelas que eram as informações que a Autoridade Nacional de Proteção Civil tinha, foram desencadeados todos os procedimentos possíveis, quer do ponto de vista da preparação para a resposta, quer do ponto de vista do alerta, de modo a que as populações pudessem também elas próprias de tomar as suas medidas de precaução”.

A chuva intensa e persistente que caiu na terça-feira causou mais de 3.000 ocorrências, entre alagamentos, inundações, quedas de árvores e cortes de estradas, afetando sobretudo os distritos de Lisboa, Setúbal, Portalegre e Santarém.

No total, há registo de 83 desalojados, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), e o mau tempo levou também ao corte e condicionamento de estradas e linhas ferroviárias, que têm vindo a ser restabelecidas.

Na zona de Lisboa a intempérie causou condicionamentos de trânsito nos acessos à cidade, situação que está regularizada na maior parte dos casos. Em Campo Maior, no distrito de Portalegre, a zona baixa da vila ficou alagada e várias casas foram inundadas, algumas com água até ao teto, segundo a Câmara Municipal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+