Tempo
|
A+ / A-

"Pergunta sem sentido". Costa irrita-se com questão sobre apoios para responder ao mau tempo

13 dez, 2022 - 18:48 • Redação

Primeiro-ministro admite que Portugal pode recorrer ao fundo de solidariedade da União Europeia para responder aos prejuízos provocados pelo mau tempo, mas só o fará quando o levantamento dos danos estiver concluído. Perante a insistência de Bruno Dias, do PCP, Costa não escondeu a irritação: “Passa pela cabeça de alguém que, sendo possível recorrer ao fundo de solidariedade da União Europeia, não o vamos utilizar?"

A+ / A-

O primeiro-ministro admitiu esta terça-feira que Portugal pode recorrer ao fundo de solidariedade da União Europeia para responder aos prejuízos provocados pelo mau tempo.

Em resposta a uma pergunta do deputado Bruno Dias, do PCP, António Costa explicou, no entanto, que “não é possível acionar o fundo de solidariedade da União Europeia sem previamente apurar o montante dos danos”.

“Logo na quinta-feira, a senhora ministra da Presidência reuniu com os senhores presidentes de câmara da Área Metropolitana de Lisboa mais afetados, de forma a proceder-se ao levantamento dos danos para verificar quais são os mecanismos nacionais de apoio e quais são os mecanismos eventuais de apoio da União Europeia, se esses requisitos estiverem preenchidos”, detalhou o chefe do Governo.

Perante a insistência do deputado comunista, Costa não escondeu a irritação: “Passa pela cabeça de alguém que, sendo possível recorrer ao fundo de solidariedade da União Europeia, não o vamos utilizar? É uma pergunta tão sem sentido, que nem tinha percebido bem que era mesmo essa a pergunta”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+