Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Parlamento chumba novamente proposta de referendo à eutanásia do PSD

13 dez, 2022 - 15:13 • Susana Madureira Martins com redação

A deputada do PS Isabel Moreira alegou que o projeto do PSD é igual ao do Chega que já tinha sido apresentado durante esta legislatura.

A+ / A-

O Parlamento rejeitou de novo, esta terça-feira, a admissão do projeto de referendo da eutanásia do PSD.

Os social-democratas tinham pedido recurso à comissão de assuntos constitucionais do parecer negativo do Presidente da Assembleia, Augusto Santos Silva.

Esta tarde foi aprovado um segundo parecer elaborado pela socialista Isabel Moreira que também recusa a admissão do diploma.

A iniciativa da deputada do PS teve votos contra do PAN, do PSD, do PCP, e votos a favor do PS e da IL. Contou também com abstenção do Chega. O BE esteve ausente, não votou e o mesmo aconteceu ao Livre.

A relatora do parecer Isabel Moreira considera inconstitucional admitir um diploma cujos fundamentos são iguais ao projecto que o Chega apresentou em junho e que foi chumbado.

“Nos termos regimentais entendo que não assiste razão ao grupo parlamentar do PSD, e que o único desfecho da Constituição, da lei e da jurisprudência é a não admissão do projecto do PSD”, relata a socialista.

A deputada do PSD Paula Cardoso considera precisamente o contrário...o diploma do Chega e do PSD têm fundamentos diferentes: “Entendemos que não constitui a renovação na mesma sessão legislativa da iniciativa de referendo que foi imposta pelo Chega”.

O PSD ainda pode recorrer para plenário desta decisão da comissão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+