Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PCP acusa PSD, IL e Chega de "objetivos e propósitos antidemocráticos"

19 nov, 2022 - 17:48 • Henrique Cunha

O novo líder no primeiro comício enquanto secretário-geral disparou em várias direções. Diz que os recentes casos que envolvem o governo visam alterar a Constituição.

A+ / A-

O PCP acusa o PSD, a Iniciativa Liberal e o Chega de terem objetivos e propósitos antidemocráticos. O novo líder comunista, Paulo Raimundo, deixou a acusação esta tarde num comício em Matosinhos numa referência aos seus projetos de revisão constitucional.

Paulo Raimundo diz que o PS fez mal em abrir a porta a nova revisão constitucional. “Fez mal o PS em ser interveniente e dar espaço e oportunidade para que objetivos e propósitos reacionários e antidemocráticos bem patentes nos projetos de PSD, Chega e IL tenham campo para medrar. Faz mal o PS quando estende a mão ao PSD para com ele concertar alterações que fragilizam e atacam direitos fundamentais", disse Raimundo

O líder comunista garante que o problema do país não está na Constituição, mas sim no seu cumprimento e entende mesmo que os sucessivos casos mediáticos têm como objetivo atingir o regime democrático e a própria Constituição.

"O problema da Constituição não está no seu conteúdo, o problema está na não aplicação integral na vida de todos os dias, não é um texto que está desadequado da realidade, é a realidade vivida que foi sendo afastada do texto constitucional, para prejuízo da generalidade da população”, adianta.

Raimundo criticou também o foco mediático estar “centrado na agitação de sucessivos casos”.

“Para nós é claro, investigue-se o que há para investigar, apure-se o que há para apurar, responsabilize-se quem for de responsabilizar e ponto final. Há quem queira alimentar estes casos porque vê nisso, mais do que práticas condenáveis, uma forma de atingir o regime democrático e a própria Constituição", sublinha.

O recém-empossado comunista deixa críticas ao Orçamento do Estado que aprofunda o empobrecimento da maioria da população, continua a degradação do SNS e aposta na redução da dívida e do défice. O PCP quer a fixação de preços de bens essenciais e dos combustíveis e o IVA da eletricidade nos 6 %.

“Da nossa parte defendemos e propomos mais uma vez a fixação de preços, bens e serviços essenciais onde se englobam os alimentos, os combustíveis, a eletricidade e o gás com o controlo de preços do cabaz alimentar"", defendeu

O PCP insiste também num spread máximo de 0,25 por cento na caixa geral de depósitos e uma atualização de rendas inferior a meio por cento.

"Propomos um spread máximo de 0,25% a praticar pela Caixa Geral de Depósitos, a atualização máxima das rendas até 0,43%, propomos fazer corresponder a subida das taxas Euribor a uma redução de taxas, comissões bancárias e outros encargos cobrados pelos bancos", enumerou.

Por fim, o PCP insiste no aumento de salários e pensões. Paulo Raimundo considera dramático "os pais terem de optar entre comida na mesa ou tempo para brincar com os seus filhos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+