Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro avança que 86% dos professores estão já vinculados

02 nov, 2022 - 17:52 • Manuela Pires

Em dia de greve de professores, o ministro da Educação está no Parlamento a explicar o orçamento para o próximo ano. João Costa anunciou que uma das propostas em cima da mesa é redimensionar os quadros de zona pedagógica.

A+ / A-

O ministro da Educação, João Costa, garantiu esta quarta-feira aos deputados que 86% dos professores estão já vinculados.

Questionado pelo PS, no Parlamento, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado, João Costa atualizou o número: mais de 18 mil docentes com vínculo ao Estado desde 2015.

“Neste momento, já vemos mais de 18.100 professores vinculados desde 2015. A última atualização era de 14 mil professores. Isto leva-nos hoje a termos um quadro de uma profissão em que, ainda que queiramos continuar a combater a precariedade, temos cerca de 86% de vínculos permanentes e definitivos nesta área da educação na categoria dos professores”, afirmou João Costa, em dia de greve de professores.

Quadros de zona pedagógica mais pequenos

O ministro da Educação, que para a semana vai reunir-se com os sindicatos de professores, anunciou que uma das propostas em cima da mesa é redimensionar os quadros de zona pedagógica.

Por um lado, repensar a distribuição geográfica dos quadros de zona pedagógica. Neste momento, temos quadros com distâncias internas superiores a 200 quilómetros, isto não é aceitável porque não dá estabilidade aos professores. Queremos reduzir substancialmente estas distâncias.”

Estudo para avaliar necessidades

Outra proposta para a negociação é vincular os professores nas regiões onde há mais falta de docentes, salientou João Costa.

“Um estudo de aferição das necessidades até 2030, com distribuição geográfica, por grupos de recrutamento e este é um estudo que nos permite vincular e abrir lugares de quadro onde as necessidades efetivamente existem e vão existir”, afirma o ministro da Educação.

O governante disse ainda que a ideia é garantir aos professores que conseguem um lugar numa escola perto de casa.

“O nosso objetivo é abrir mais lugares em quadro de escola nestas regiões, e com carácter permanente, para que as pessoas possam reorganizar a sua vida e não ter que suportar duas casas: uma na zona onde trabalham e outra na zona de onde vem. Paralelamente, estamos a trabalhar para ir disponibilizando residências para professores. É um trabalho em curso, temos já algumas camas garantidas e é um trabalho que, em devido tempo, daremos notícia.”

João Costa disse aos deputados que, desde 2015, o orçamento para a Educação já cresceu 44%, verificando-se um aumento de 36% face à despesa executada em 2015.

O ministro disse ainda que mais de 100 agrupamentos de escolas já definiram planos de inovação, com autonomia reforçada, mas também com o acelerar da transição digital. O ministério já distribuiu mais de um milhão de computadores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+