Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE2023

Costa fala em "brutal" perda de poder de compra e culpa inflação importada

26 out, 2022 - 20:00 • Lusa

Primeiro-ministro garante "não há qualquer aumento de impostos ou corte de rendimentos" no Orçamento para o próximo ano.

A+ / A-

O primeiro-ministro afirmou hoje que a atual conjuntura se caracteriza por uma "brutal" perda de poder de compra em resultado de uma inflação importada e que a gestão orçamental do Governo permite o combate a este fenómeno.

António Costa assumiu esta posição no final da segunda ronda de perguntas no debate na generalidade da proposta de Orçamento para 2023, em que respondeu apenas a parte das 17 intervenções antes proferidas: sete do PS, seis do PSD, duas do Chega, uma do Bloco de Esquerda e uma do PCP.

Perante os deputados, o líder do executivo começou por defender que na proposta de Orçamento deste ano "não há qualquer aumento de impostos ou corte de rendimentos" e que, "ao contrário do que a direita dizia, os aumentos dos rendimentos não tem trazido o diabo, mas sim prosperidade, convergência com a União Europeia e contas certas".

"Se há uma perda de poder de compra, há. Claro que há uma brutal perda de poder de compra fruto de uma enorme inflação que resulta, por um lado, ainda, das cicatrizes da pandemia da covid-19 e, por outro lado, da guerra desencadeada pela Rússia contra a Ucrânia. A inflação que vivemos não é uma ilha de Portugal, ou fruto das políticas internas", salientou.

A inflação, de acordo com o primeiro-ministro, é um fenómeno importado.

"A perda de poder de compra não resulta de qualquer aumento de impostos ou de corte de rendimentos. Tudo o que temos feito ao longo deste ano é, com um esforço enorme dos contribuintes portugueses, com a capacidade da boa gestão orçamental realizada, poder conseguir controlar os aumentos dos preços o mais possível, em particular, e compensar as famílias, sobretudo as de menores rendimentos daquilo que seria a perda de poder de compra", advogou.

Na perspetiva de António Costa, "se não fosse a boa gestão orçamental, não seria agora possível apoiar os contribuintes com rendimentos brutos até 2.700 euros, nem teria sido feito o pagamento antecipado em outubro do aumento das pensões de 2023".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pobrezas
    27 out, 2022 Portugal 09:06
    A realidade portuguesa é chocante, quando comparada com os outros países da Europa. E a evolução ou involução ainda mais reveladora. E isto não é "Importado". É fruto de quem nos "governa" e quem os lá põe. Sobre o assumir de responsabilidades, ou da realidade, não é aqui.
  • AutoElogios
    26 out, 2022 Mero comicio, nada mais 19:45
    Nós é que sabemos, quando chega a altura de pagar as contas, se houve ou não perda de rendimentos. O Costa vive na Lua. Pena é que a Oposição se entretenha com aspetos marginais, em vez de desmontar à séria, esta fantochada de comício auto-elogioso

Destaques V+