Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Parlamento. PS trava debate de urgência sobre energia e pede audição com ministro do Ambiente

25 out, 2022 - 19:34 • Ricardo Vieira

Grupo parlamentar socialista rejeita debate no hemiciclo durante período orçamental, mas vai propor uma audição, em sede de comissão parlamentar, ao ministro do Ambiente sobre as interconexões elétricas e a gás.

A+ / A-

O debate de urgência no Parlamento pedido pelo PSD sobre interconexões energéticas foi vetado pelo Partido Socialista.

A notícia foi avançada pelo presidente do grupo parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, em declarações aos jornalistas no final de uma reunião da conferência de líderes.

Joaquim Miranda Sarmento lamenta que o "rolo compressor" da maioria socialista tenha impedido o debate de urgência, para o Governo "explicar os contornos concretos" do acordo para a criação de um corredor de energia verde entre Portugal, Espanha e França.

"Esta é uma matéria de extrema relevância para o país, no médio e longo prazo, e para a sustentabilidade energética que o país procura atingir."

O PSD vai apresentar um novo pedido de debate sobre as interconexões energéticas após o debate da proposta de Orçamento do Estado para 2023.

"Entendemos que o regimento não impedia este debate na quinta ou na sexta-feira, mas foi com a oposição do PS que este debate não se realizou. O PS opôs-se ao debate durante todo o período orçamental", refere Miranda Sarmento.

O PSD anunciou no domingo o pedido do debate de urgência que queria ver realizado na quinta-feira – após a conclusão da discussão e votação na generalidade do Orçamento do Estado para 2023 –, dizendo também esperar a presença do primeiro-ministro, António Costa.

No final da conferência de líderes desta terça-feira, o presidente do grupo parlamentar do Partido Socialista, Eurico Brilhantes Dias, manifestou abertura para discutir o tema em sede de comissão parlamentar, com autorização do presidente da Assembleia da República.

"E por isso, o Partido Socialista irá propor na Comissão de Ambiente, assim como na Comissão de Assuntos Europeus, que seja feita uma audição em conjunto das duas comissões ao ministro do Ambiente e da Ação Climática sobre as interconexões elétricas e a gás", adiantou Eurico Brilhantes Dias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+