Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nuno Simões de Melo

​"Num partido liberal espero mais candidatos", diz oposição à atual liderança da IL

24 out, 2022 - 17:56 • Manuela Pires

Nuno Simões de Melo é um dos rostos da oposição à liderança de João Cotrim Figueiredo. Espera que Rui Rocha não seja o único candidato à presidência da Iniciativa Liberal.

A+ / A-

Veja também:


A decisão de João Cotrim Figueiredo de abandonar a liderança da Iniciativa Liberal (IL) surpreendeu todos, até as vozes mais críticas no partido. Em entrevista à Renascença, Nuno Simões de Melo, que apresenta uma lista ao conselho nacional na convenção de dezembro, diz que não percebe o timing do anúncio, um ano depois de ter sido eleito para um novo mandato.

“Eu creio que 99% do país e nós na Iniciativa Liberal ficámos surpreendidos. Primeiro com a queda da comissão executiva e depois com a não recandidatura do João Cotrim Figueiredo. Mas é estranho nesta altura, porque coincide com a discussão do Orçamento do Estado”, afirma Simões de Melo.

O deputado municipal em Mafra vai apresentar uma lista ao Conselho Nacional na convenção que se realiza em dezembro. Garante que não é candidato à liderança, mas quer contribuir para o surgimento de novas candidaturas. Questionado sobre se a deputada Carla Castro poderá ser uma delas, Simões de Melo não afasta a ideia.

“Não sei qual a sua decisão. Mas sei que a Carla Castro tem com ela muita gente da Iniciativa Liberal. Por isso terá a legitimidade de fazer o que bem entender, incluindo ser candidata à liderança do partido”, refere Nuno Simões de Melo.

O deputado municipal eleito nas últimas eleições autárquicas para a assembleia municipal de Mafra tem, nos últimos tempos, acusado a direção do partido de falta de transparência e de diálogo interno.

Considera ainda que a Iniciativa Liberal não se pode prender na espuma dos dias nem “aprisionar-se por uma agenda que só interessa a determinados núcleos urbanos e não ao interior do país”.

Apesar destes reparos, reconhece que nos últimos três anos Cotrim Figueiredo conseguiu “multiplicar os deputados por oito” e colocar na agenda os temas do liberalismo.

Nuno Simões de Melo assegura que não é candidato à liderança da Iniciativa Liberal, mas apenas ao conselho nacional.

“Não serei candidato à comissão executiva, mas a lista B vai estar presente de alguma forma na ponderação e escolha de um novo presidente”, refere Simões de Melo.

Até agora, apenas o deputado Rui Rocha anunciou a candidatura à liderança do partido. Simões de Melo espera mais alternativas.

“Saúdo a coragem de se apresentar como candidato, mas estranho que o tenha feito logo a seguir à decisão de Cotrim Figueiredo, e depois receber o apoio do ainda líder. Eu espero que num partido liberal haja mais candidatos”, realça Nuno Simões de Melo.

A IL tem cinco anos de vida e vai eleger no fim do ano, o quarto líder do partido.

João Cotrim Figueiredo anunciou, no domingo, que abandona a liderança, mas mantém-se como deputado na Assembleia da República.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+