Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Contributo para NATO é "mais do que apenas a percentagem do PIB investido em equipamento", diz ministra

20 out, 2022 - 20:37 • Lusa

Sobre as críticas da Rússia à decisão de Portugal de enviar seis helicópteros Kamov de combate a incêndios para a Ucrânia, Helena Carreiras quis fazer comentários adicionais sobre a matéria: Quero apenas reafirmar a total e firme decisão de Portugal de continuar a apoiar a Ucrânia e os ucranianos na sua determinação, pela soberania, pela independência", disse.

A+ / A-

A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, disse esta quinta-feira que Portugal vê o contributo para a NATO “como mais do que apenas a percentagem de PIB investido em equipamento”, salientando a importância do investimento em “capacidades e conhecimento”.

“Numa altura em que o debate sobre as contribuições dos Aliados perdura, também é importante reiterar que nós vemos as contribuições para a NATO como mais do que apenas a percentagem de PIB investido em equipamento. A disposição para providenciar capacidades, conhecimento e outros recursos deve ser considerado a par com outras medidas de escala”, afirmou.

Helena Carreiras falava na inauguração do primeiro centro de excelência da NATO em Portugal, no âmbito da informação Marítima Geoespacial, Meteorológica e Oceanográfica (MGEOMETOC COE), sediado no Instituto Hidrográfico, em Lisboa.

“Acreditamos que é a nossa responsabilidade contribuir para a posição da Aliança no campo em rápida evolução do conhecimento oceanográfico e garantir que temos a informação e as capacidades necessárias para as nossas tarefas essenciais: dissuasão e defesa, prevenção e gestão de crises e segurança cooperativa”, acrescentou.

Momentos mais tarde, em declarações aos jornalistas, Helena Carreiras foi novamente questionada sobre as críticas de Moscovo à decisão do Governo português de enviar seis helicópteros de combate a incêndios para a Ucrânia, de origem russa, dizendo que se trata de uma “violação das suas obrigações contratuais”.

Interrogada sobre que cláusulas contratuais é que poderiam estar em causa, a governante não quis fazer comentários adicionais sobre a matéria: “Não vou comentar nenhum 'tweet' que tenha sido divulgado hoje. Quero apenas reafirmar a total e firme decisão de Portugal de continuar a apoiar a Ucrânia e os ucranianos na sua determinação, pela soberania, pela independência e por manter o seu território como um espaço de liberdade para o seu povo”, vincou.

Segundo a governante ainda não há uma “data concreta” para o envio destes helicópteros, estando a decorrer “operações logísticas” anteriores à entrega, como “limpezas de resíduos, retirada e certos elementos para empacotar”, entre outras.

Treino de soldados ucranianos? "Detalhes ainda estão a ser ultimados"

Sobre a missão de treino da União Europeia que visa treinar soldados ucranianos e na qual Portugal vai participar, Helena Carreiras disse ainda não ter números concretos sobre quantos militares portugueses poderão vir a estar envolvidos, dizendo que a missão está a ser planeada.

“Portugal vai participar contribuindo com um conjunto de formadores provavelmente a enviar para a Polónia ou Alemanha, ou um país onde seja decidido desenvolver esse tipo de formações. Já pedi e recebi do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas um memorando com um conjunto de áreas em que poderemos vir a colaborar, algumas delas já tinham vindo a ser referidas anteriormente, antes da missão estar prevista. Esses detalhes estão ainda a ser ultimados”, respondeu.

Já quanto à participação de militares ucranianos em atividades de formação em Portugal, nomeadamente em carros de combate, Helena Carreiras salientou que se trata de uma “oferta anterior a esta missão” e que até ao momento não foi solicitada essa formação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ideóloga de genero
    20 out, 2022 Mulheres nas Forças Desarmadas 20:39
    Ainda bem que a nossa contribuição para a NATO, é mais do que apenas a percentagem de PIB investido em equipamento. É que se fosse só essa percentagem como contribuição - 1,4% atualmente, quando devia ser de 2% - a NATO já teria entregue o comando das Forças (Des)Armadas Portuguesas à Espanha, sob o disfarce de uma qualquer "Força Ibérica", onde os nossos andariam a cavar latrinas e a servir café aos Espanhóis. Mais um relambório de lugares comuns e trivialidades, só para disfarçar a nossa fraqueza e que em termos militares a nossa contribuição para a NATO é uma m**da!

Destaques V+