Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Abusos na Igreja. Conferência Episcopal reitera pedido de perdão às vítimas

11 out, 2022 - 17:41 • Pedro Valente Lima

O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa reafirma o apoio à comissão independente que tem investigado os casos de abuso na Igreja, mas alerta também para os juízos precipitados em praça pública, que "não abonam a busca da verdadeira justiça".

A+ / A-

Esta terça-feira, reuniu-se o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que reiterou o "pedido de perdão às vítimas" a "determinação em tudo fazer" para que tais crimes não se repitam.

Em comunicado enviado à Renascença, o Conselho Permanente da CEP reafirma o "apreço" pelo trabalho da Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica e renova o apelo "à apresentação de testemunhos de quem tenha conhecimento da ocorrência" de abusos.

"Reiteramos o nosso propósito de tomar seriamente em conta as propostas que esta Comissão venha a fazer e confiamos na justiça civil e canónica, quando devida, para a investigação e o julgamento de casos em apreciação", pode ler-se no documento.

O Conselho mostra "convicção, como tem afirmado repetidamente o Papa Francisco, de que os meios de comunicação social têm um papel relevante no combate a este crime" e agradece o trabalho que realizam na proteção das vítimas, na denúncia de casos de abusos e também no esclarecimento de suspeitas que podem recair sobre quem é injustamente acusado".

Contudo, a mesma nota de imprensa alerta para juízos precipitados: "Sublinhamos a necessidade de não condenar publicamente pessoas ou instituições, a partir de suspeitas não provadas, que não abonam a busca de verdadeira justiça nem os princípios de liberdade e deontologia do nobre papel de informar".

A CEP acredita que, "nas circunstâncias atuais", acima do debate mediático deverá ser necessário "não perturbar o trabalho de estudo e investigação em curso".

Ainda esta terça-feira, a comissão independente comunicou que 90% dos casos de abusos investigados terão prescrito.

De 424 testemunhos validados, apenas 17 seguiram para o Ministério Público, enquanto outros 30 ainda estão sob análise. Contas feitas, se não houver atualizações, significa que 381 denúncias terão prescrito.

O relatório final apenas será apresentado no final de janeiro. "Não transmitimos nenhuns dados nem à Conferência Episcopal, nem às comissões diocesanas", garante Álvaro Laborinho Lúcio, membro da equipa de trabalhos de investigação.

A comissão independente renovou ainda o apelo a que todos os casos de suspeita de abuso sejam denunciados através da plataforma https://darvozaosilencio.org/.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+