A+ / A-

Criança nepalesa atacada

​"Assim não, violência nunca!" D. Rui Valério condena ataque a criança nepalesa

15 mai, 2024 - 18:19 • Vasco Bertrand Franco

O patriarca de Lisboa assumiu que a violência não é resposta: "Quando a pessoa sofre violência é por parte de alguém prepotente que espezinha, que atropela essa fragilidade de alguém."

A+ / A-
DOM RUI VALERIO sobre crianca nepalesa

A violência não é resposta: "Assim não, violência nunca, jamais!" Foi assim que D. Rui Valério reagiu às agressões a uma criança nepalesa em Lisboa, caso denunciado na Renascença. “Ser violentado significa ser frágil, significa ser débil."

O patriarca de Lisboa falava nas celebrações do 20.º aniversário da assinatura da concordata entre a Santa Sé e o Estado português.

"Quando a pessoa sofre violência é por parte de alguém prepotente que espezinha, que atropela essa fragilidade de alguém. A fragilidade pode advir das suas condições socioeconómicas, no caso de uma fragilidade por ser imigrante. É com compaixão. A segunda palavra é que nós não a podemos evitar. Uma severa condenação pelo ataque. Assim não, violência nunca, jamais", acrescentou.

Dom Rui Valério relembrou ainda as longas filas que se têm observado na AIMA, e disse que é necessário focar no coração de cada cidadão e que é preciso os portugueses “revisitarem as suas fontes, princípios e os faróis desta grande nação.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+