Tempo
|
A+ / A-

Pedro Nuno Santos responsabiliza Cavaco pelo atraso da ferrovia

30 set, 2022 - 15:59 • Lusa

Antigo Presidente da República defende que o ministro das Infraestruturas devia ser demitido, o que levou Pedro Nuno Santos a afirmar que "é uma injustiça".

A+ / A-

O ministro das Infraestruturas considerou hoje injustas as críticas de Cavaco Silva ao Governo, considerando que o PS colocou Portugal a crescer dentro da média europeia, e responsabilizou o antigo Presidente da República pelos atrasos na reforma da ferrovia.

"O ex-presidente da República, no seu artigo, esqueceu-se de referir que, durante os governos do Partido Socialista, Portugal tem convergido com a média da União Europeia e não temos estado a ficar para trás", disse Pedro Nuno Santos aos jornalistas, quando foi questionado sobre o artigo de Aníbal Cavaco Silva publicado hoje no jornal Público.

Nesse artigo, o antigo Presidente da República defendeu que o ministro das Infraestruturas devia ser demitido, o que levou Pedro Nuno Santos a afirmar que "é uma injustiça".

"A única exigência dele é a de que se façam reformas. Depois de, na segunda metade da década de 80 e primeira metade da década de 90 [quando Cavaco Silva foi primeiro-ministro] se ter abandonado e desinvestido na ferrovia, nós hoje estamos a fazer uma profunda reforma estrutural na mobilidade, apontando e dando novamente centralidade à ferrovia", justificou.

"Essa é uma reforma importante para recuperar anos de atraso e esses 10 anos, entre a segunda metade da década de 80 e a primeira metade da década de 90, foram tremendamente negativas para a ferrovia", sublinhou o governante, que falava à margem da inauguração das obras de requalificação do Bairro João de Deus, em Arruda dos Vinhos, no distrito de Lisboa.

O antigo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, defendeu hoje que o primeiro-ministro António Costa e o Governo devem sair "da situação de imobilismo" para realizarem as reformas decisivas e colocar a economia portuguesa numa trajetória de crescimento sustentável.

O antigo chefe de Estado lembrou que, em abril, tinha estimado que "ao fim de seis meses de vida do Governo de maioria absoluta do PS, talvez já existisse informação objetiva que possibilitasse uma avaliação da sua coragem política para fazer as reformas decisivas para colocar a economia portuguesa numa trajetória de crescimento sustentável superior à dos países da União Europeia nossos concorrentes".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Virgilio Rodrigues Geraldes
    02 out, 2022 São Domingos Rana 10:29
    E porque não dizer que a culpa é do Salazar? Tenham dó
  • João Lopes
    01 out, 2022 Porto 10:16
    Cavaco Silva tem razão. Os socialistas quando estão no Governo mostram-se incompetentes nas ações mas formidáveis no "palavreado".

Destaques V+