A+ / A-

AeroParticipa

Quer escolher onde vai ser o próximo Aeroporto de Lisboa?

11 abr, 2023 - 13:13 • Salomé Esteves

Comissão técnica independente quer ouvir os cidadãos para estudar a relocalização do novo Aeroporto de Lisboa.

A+ / A-

Depois de mais de 50 anos de debates e de estudos sobre a relocalização do Aeroporto de Lisboa, a comissão técnica independente quer ouvir a população sobre onde deverá situar-se o novo aeroporto da capital. Com esse objetivo em mente, lançou há alguns dias a AeroParticipa, uma plataforma que permite a qualquer cidadão votar nas opções em estudo ou propor uma que não esteja ainda em cima da mesa.

São sete as localizações e nove as opções disponíveis para escolha. Entre Monte Real, Santarém, Alverca, Portela, Montijo, Alcochete e Beja, o utilizador pode selecionar opções em que o aeroporto existe apenas num espaço ou em duas localizações articuladas entre um aeroporto principal e um secundário.

Alcochete, Santarém, Beja e Monte Real surgem como opções para um único aeroporto, embora também apareçam combinadas com outras potenciais localizações. No total, são estas as opções que o cidadão pode escolher:

  • Montijo (principal) + Portela (secundário)
  • Portela (principal) + Montijo (secundário)
  • Alcochete Portela (principal) + Santarém (secundário)
  • Santarém Alcochete (principal) + Santarém (secundário)
  • Alverca (principal) + Portela (Secundário)
  • Beja
  • Monte Real

As primeiras cinco opções desta lista foram propostas pelo Governo e as restantes estão a ser analisadas pela comissão técnica independente.

O mapa interativo da plataforma permite ver a localização de áreas sob vários tipos de proteção ambiental. A platafaforma também permite adicionar localizações adicionais que não estejam na lista e que possam vir a ser estudadas pela comissão.

No final de abril, a comissão liderda pela engenheira Maria do Rosário Partidário publicará uma lista total de soluções possíveis.

Através desta plataforma, a comissão diz querer garantir que a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) em curso é participativa, democrática e transparente. O processo vai permitir avaliar as condições políticas e socio-económicas deste projeto, em conjugação com as preocupações ambientais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco Cabral
    21 out, 2023 Santarém 14:04
    A melhor localização para o novo aeroporto é Alcochete porque é mais já tem infraestruturas é próximo de Lisboa e é servido pela ponte Vasco da Gama.
  • Erica Sobral
    23 jun, 2023 Granho e Gloria do Ribatejo 22:50
    Santarém (Alcochete) Santarém
  • Carlos Sobral
    23 jun, 2023 Vale da Amoreira 22:47
    Santarém( Alcochete) Santarém
  • Marina Duarte
    23 jun, 2023 Granho 22:44
    Alcochete Santarém
  • Amália Rosa
    27 abr, 2023 são brás de alportel 18:02
    Os políticos por norma falam muito sobre a desertificação do interior e da necessidade do seu desenvolvimento, mas na hora de decidirem os grandes investimentos não passam por lá, pois para concretizar o desenvolvimento do interior é necessário tomar medidas nesse sentido. Agora com a localização do aeroporto é visível o desinteresse do interior nomeadamente a localização em Beja, não será mais económico aproveitar as infraestruturas já existentes e criar uma rede de comunicações rodoviárias e ou ferroviárias de forma a evitar a concentração dentro das grandes cidades ?
  • Luís Alves
    21 abr, 2023 Alverca 13:09
    Embora considere Beja uma opção interessante, tendo em conta estar construído, funcional, ficando por construir acessos, transportes e outras infraestruturas de apoio, sem sombra de dúvidas, a mais viável é Alverca, pois é a aposta mais económica de longe. Pistas em funcionamento, sendo utilizadas pela Força Aérea, como pelas OGMA (Oficinas Gerais de Material Aeronáutico.) realizam reparação e testes a aviões comerciais como militares de grande e pequeno porte. Encontra-se a escassos 20KM de Lisboa, infraestruturas e acessos existentes, A1 Norte/Sul, CREL acesso OESTE, acessos facilitados a comboio linha Norte a 1KM (se tanto) igualmente autocarros. Certamente com mínimo (quase nulo) impacto ambiental. Das propostas em cima da mesa, o mais viável, o mais barato e funcional para o propósito.
  • Wellington Almeida
    19 abr, 2023 Brasil 18:58
    Ninguém melhor do que o próprio turista para dar opinião sobre a construção do novo aeroporto. Porque os moradores que tem que dar pitaco na construção do novo aeroporto de lisboa, sendo que os próprios moradores de cada região querem se beneficiar dessa construção, pensando em si próprio, e não nos turistas. Enfim, sou turista e discordo totalmente dessas regiões que fica longe de lisboa, sendo que essas regiões, tem péssimo acesso, parece mais um deserto e fica muito distante da capital, vocês acham mesmo que os turistas vão viajar para lisboa sendo que vai ser preciso se deslocar do Aeroporto de Beja, Santarém ou Alcochete. Hoje, a melhor opção; Alverca / Portela Montijo ou Monte Real - Leiria (fica centralizado entre Porto e Lisboa), excelente opção.
  • Maria José Santos
    18 abr, 2023 Beja 00:25
    O novo aeroporto tem que ser em Beja porque temos as melhores pistas e já está feito. Escolher outro local é gastar o que não se tem. E o ALENTEJO também faz parte de Portugal e merece ser valorizado
  • Arnaldo Correia
    17 abr, 2023 Lisboa 16:57
    Beja sem dúvida. Lisboa tem que ser desativado. É um perigo eminente.
  • Beatriz
    17 abr, 2023 Monte Real 11:41
    Aeroporto em Monte Real

Destaques V+