Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD anuncia audição potestativa da ministra da Defesa

21 set, 2022 - 13:24 • Lusa com redação

PSD avança com pedido de audição potestativa da ministra da defesa após chumbo dos requerimentos para ouvir Helena Carreiras sobre ciberataque que levou ao roubo de documentos da NATO.

A+ / A-

O PSD anunciou, esta quarta-feira, que vai pedir uma audição potestativa da ministra da Defesa. O anúncio é feito pelo partido após o PS ter "chumbado" os requerimentos para ouvir a governante e outras entidades sobre o ciberataque que levou à exfiltração de documentos da NATO.

Em reunião da comissão parlamentar de Defesa Nacional, os requerimentos apresentados pelo PSD, Iniciativa Liberal e Chega sobre o tema foram "chumbados" com o voto contra do PS, a abstenção do PCP e os votos favoráveis do PSD, Iniciativa Liberal (IL), Chega e Bloco de Esquerda (BE).

Perante o "chumbo" do requerimento, o coordenador do grupo parlamentar do PSD na Comissão de Defesa Nacional, Jorge Paulo Oliveira, anunciou que o seu partido vai apresentar, por escrito, um requerimento potestativo para a audição de Helena Carreiras.

"Não vamos prescindir de ouvir a senhora ministra da Defesa. Por isso, eu quero aqui anunciar à comissão, que o PSD exercerá esse direito e agendará potestativamente essa audição", disse Jorge Paulo Oliveira.

Na discussão que precedeu a votação, o deputado do PS Francisco César justificou o voto contra os requerimentos apresentados, afirmando que "o pior que poderia acontecer sobre este tema" seria "trazer para a praça pública uma discussão política quando essa discussão ainda não é política".

"Trata-se, neste momento, de uma investigação a ser realizada pelo Ministério Público, como é público, e no caso de, efetivamente, ter existido uma violação de dados e documentos portugueses, de uma investigação interna. Portanto, nós devemos ter cuidado na forma como abordamos isso", sublinhou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    21 set, 2022 Lisboa 13:16
    Faz muito bem o PSD pois o PS, como sempre, quer varrer mais uma calinada para debaixo do tapete à espera que todos esqueçam. Já agora questionem a ministra o porquê dela andar a perder tempo com iniciativas de ideologias de género e mulheres nas Forças (Des)Armadas, quando os efetivos estão abaixo dos mínimos, o pouco material do Exército acumula-se avariado pois não há manutenção, a Artilharia não treina por não ter munições, metade ou quase metade das unidades da Marinha estão encostadas ao cais por falta de sobresselentes e manutenção, e a Força aérea, sem pilotos nem dinheiro para o combustível, praticamente não tira as rodas do chão. Principalmente nos tempos que correm, a operacionalidade é mais importante que tretas de ideologias de género e afins.

Destaques V+