Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE2023

Pensões mais baixas não terão aumento extraordinário em 2023

06 set, 2022 - 14:54 • Lusa

"O que acontecerá em 2023 é um aumento regular das pensões", afirma o ministro das Finanças.

A+ / A-

As pensões de valor mais baixo não vão ter em 2023 o aumento extraordinário que aconteceu ao longo destes últimos anos, disse esta terça-feira o ministro das Finanças, Fernando Medina.

"O que acontecerá em 2023 é um aumento regular das pensões", afirmou Fernando Medina, que está hoje, juntamente com os ministro do Trabalho, Ambiente e Infraestruturas, a detalhar o pacote de medidas de apoio aos rendimentos das famílias para atenuar os efeitos da inflação, estimado em 2.400 milhões de euros em termos de impacto na despesa, aprovado esta segunda-feira em Conselho de Ministros.

Fernando Medina respondia a uma questão sobre se, com as medidas dirigidas aos pensionistas previstas neste pacote, estes terão em 2023 o aumento extraordinário até 10 euros.

"Nos outros anos, como a própria palavra indica, foram aumentos extraordinários", disse o governante.

O pacote de medidas agora aprovado pelo Governo contempla o pagamento, em outubro, de um valor extra equivalente a meia pensão e chegará a 2,7 milhões de pensionistas, a que se somará uma atualização, a aplicar no início de 2023, que vai oscilar entre os 4,43% e os 3,53% consoante o valor da pensão.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    07 set, 2022 aldeia 07:41
    Pensões mais baixas não terão aumento extraordinário em 2023. O socialismo no seu melhor!.....

Destaques V+