Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo Aeroporto

PSD quer incluir Santarém nas possibilidades para o futuro aeroporto de Lisboa

02 set, 2022 - 22:22 • Redação

Plano foi apresentado ao primeiro-ministro, ao líder do PSD e a 11 municípios da Lezíria do Tejo. Câmara de Santarém confirma contactos com privados interessados em construir um aeroporto no concelho.

A+ / A-

O PSD quer incluir Santarém como possibilidade nas negociações com o Governo para a futura localização do aeroporto da região de Lisboa.

De acordo com a SIC, essa é uma hipótese que estará em cima da mesa e o principal rosto deste plano alternativo é o antigo acionista da TAP Humberto Pedrosa.

Segundo aquela estação televisiva, a alternativa ao Montijo seria construída entre as freguesias de São Vicente do Paul e Casével, junto à área de serviço de Santarém, na A1, a cerca de 80 quilómetros de Lisboa.

O plano já foi apresentado ao primeiro-ministro, António Costa, ao líder do PSD, Luís Montenegro e a 11 municípios da Lezíria do Tejo, incluindo a própria Câmara de Santarém que confirma ter sido contactada por promotores privados interessados em construir um aeroporto no concelho.

Esta versão vem ao encontro de uma notícia, inicialmente avançada pelo jornal Expresso, segundo a qual existe um grupo de investidores privados que anda há cerca de três anos a estudar a possibilidade de Santarém acolher o próximo aeroporto português.

Na notícia, de 19 de agosto, o Expresso escreve que o promotores do projeto admitem começar apenas como uma infraestrutura regional e, na versão mais curta, com uma pista e um investimento que poderá ser inferior a mil milhões de euros, sem investimento público.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sabrina Guerreiro
    04 set, 2022 Lisboa 16:46
    Mais uma vez o Portugal das capelinhas a sobrepor-se aos interesses do país. Quando é bom comparar os exemplos das outras capitais já interessa quando já não interessa por motivos bacocos já somos um país pequeno com pouca população onde tudo se sabe. A ladainha do costume. A área de influência de Lisboa vai desde as NUT III de Évora e da Peninsula de Setúba até ao Oeste e Médio Tejo. O Aeroporto internacional é de Lisboa e deve estar na sua àrea geográfica de influência. Com esta nova proposta de localização pode beneficiar como se afirma no projecto toda a região Centro de Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Guarda.
  • Carla Gomes
    04 set, 2022 Óbidos 14:21
    É uma muito boa proposta para a àrea de influência do Ribatejo e Oeste faltando apenas desviar o traçado do TGV de Coimbra para Santarém
  • Joaquim Santos
    03 set, 2022 Tojal 18:18
    Tem a vantagem de servir o centro do pais Fátima e a beira interior. Servido com uma boa rede de auto-estradas, já instalada.
  • vitor
    03 set, 2022 Pousados, alcanena 12:54
    Boa tarde sobre esta polémica de um novo aeroporto, que dura há anos, gostaria de comentar o seguinte: Isto é uma fantochada de politica: 1º Num governo PS queriam na OTA, onde existe uma base aérea, foi uma corrida ás compras de terrenos anterior á comunicação da decisão, mas não foi iniciado. 2º No governo do PSD era no Montijo, mas há o impacto das aves. 3º Alcochete, mas é muito caro pois tem que ser de raiz 4º Agora aparecem com estudos para Santarém?? Aqui não há aves (que não servem para a alimentação mas que tem que ser preservadas) mas na zona de Santarém o que vai ser dos bovinos que são criados nesta área para a alimentação dos portugueses?? Vai haver oposição da protecção das espécies?? Resolução final. O novo aeroporto só será feito depois de os politicos decidirem onde vão ganhar mais dinheiro, depois de ganharem com os amigos que fazem estudos por tudo e por nada. Assumem se e decidam. ABAIXO AS NEGOCIATAS. Então agora um ex mini accionista da tap vai apresentar este projecto?? Será que teve lucros fabulosos quando por lá passou??? fica a incógnita. PS. sou natural do distrito de Santarém e gosto do melhor para a região, mas para negócios escuros ???
  • José J C Cruz Pinto
    03 set, 2022 ILHAVO 07:54
    O PSD e todos os outros videirinhos da política à procura de protagonismo inventariam ou apoiariam qualquer proposta adicional, por mais idiota que fosse, viesse ela de que cabeça viesse. A falta de fundamento e idiotia da proposta ficou já bem demonstrada pelo ex-Bastonário da Ordem dos Engenheiros. No entanto, já foi há pouco tempo publicado um longo artigo de um "reconhecido especialista em aeroportos" (Professor de Economia!) que chamou idiotas a todos os que propõem um novo aeroporto que não seja a norte doTejo. Sabe tanto do assunto que, não só acha que o LNEC não tem crédito, como porventura também entende que é lógico que 2 000 ME sejam insuficientes para ajudar as famílias na presente crise, mas 1 000 ME cheguem para o novo aeroporto! Sabem todos da poda!

Destaques V+