Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios

PSD quer saber em que se baseia o Governo para afirmar que área ardida deveria ser superior

23 ago, 2022 - 13:32 • Lusa

Em entrevista à SIC Notícias, Patrícia Gaspar afirmou que, face à "severidade meteorológica", os "algoritmos e dados dizem que a área ardida" deveria "ser 30% superior".

A+ / A-

O PSD pediu esta terça-feira ao ministro da Administração Interna o estudo em que o Governo se baseia para considerar que a área ardida este ano deveria "ser 30% superior", e acusou o executivo de "total insensibilidade".

Num requerimento endereçado hoje, através do Parlamento, ao ministro da Administração Interna, o grupo parlamentar do PSD refere declarações da secretária de Estado da Proteção Civil na sexta-feira à noite.

Em entrevista à SIC Notícias, Patrícia Gaspar afirmou que, face à "severidade meteorológica", os "algoritmos e dados dizem que a área ardida" deveria "ser 30% superior" e considerou que, "apesar da complexidade, o dispositivo tem estado a responder bem".

"Declarações desta natureza denotam uma total insensibilidade, são absolutamente desnecessárias e desrespeitosas para com as vítimas dos incêndios que têm assolado o nosso país, designadamente para com quem tem sofrido e perdido os seus bens", critica o PSD no requerimento divulgado.

Os deputados sociais-democratas consideram que "estas afirmações carecem de um esclarecimento urgente, designadamente quanto à sua natureza e respetiva fundamentação científica, e qual a relação que tais algoritmos têm tido na decisão operacional e técnica e nos meios empenhados no combate aos fogos rurais que Portugal está a sofrer".

Apontando ser "da maior utilidade que sejam divulgados os estudos científicos que o Ministério da Administração Interna alegadamente possui nos quais se fundamentam as referidas afirmações da secretária de Estado", o PSD requer que seja remetido ao parlamento "o estudo que sustenta que a área ardida deveria ser 30% superior aos atuais 93.000 hectares", bem como "informação sobre a autoria do estudo, designadamente se foi elaborado por entidades externas ao MAI e quando".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Votaram neles
    23 ago, 2022 Agora aguentem-se 16:24
    Podemos ser os campeões de mata ardida na UE, mas devemos ficar "contentinhos" por mesmo assim ter ardido menos 30% do que era para arder. Esta Patrícia Gaspar é apenas a continuidade das lérias da ministra da Agricultura, e da outra que não queria que adoecêssemos em Agosto nem comêssemos bacalhau à Braz. Uma amostra da porcaria de ministros e governantes que o sorridente otimista lá meteu. Felizmente, faltam "só" 4 anos para as Eleições...
  • Americo
    23 ago, 2022 Leiria 12:46
    Ó "meus amigos". Esta sra disse o que disse. A outra disse que a Serra da Estrela ia ficar melhor. É uma falta de respeito por quem ficou sem nada. São de uma insensibilidade atroz. É o adn do governo.

Destaques V+