Tempo
|
A+ / A-

Marcelo participa na Universidade de Verão do PSD, mas por vídeo

19 ago, 2022 - 14:08 • Lusa

O Presidente da República vai responder a 30 perguntas de 30 participantes.

A+ / A-

O Presidente da República afirmou esta sexta-feira que vai participar na Universidade de Verão do PSD, que decorre de 29 de agosto a 4 de setembro em Castelo de Vide, respondendo, por vídeo, a 30 perguntas de 30 participantes.

Em declarações à agência Lusa, Marcelo Rebelo de Sousa confirmou que, tal como em 2018, que, “por coincidência, foi o primeiro ano do mandato do então líder, Rui Rio”, também “neste primeiro ano de mandato do novo líder”, Luís Montenegro, foi convidado para participar na Universidade de Verão do PSD.

O Presidente da República disse que irá marcar presença, respondendo por vídeo a 30 perguntas de 30 participantes.

O chefe de Estado recordou que, em 2018, foi convidado pelo diretor da Universidade de Verão do PSD e antigo eurodeputado, Carlos Coelho, para participar no evento, na altura também para responder a cerca de 30 perguntas, mas por escrito e não em formato vídeo.

“Como há um jornal da Universidade de Verão, em que há um convidado todos os dias, eu seria o convidado todos os dias, respondendo a 30 perguntas. Assim foi: 30 perguntas longas, a que respondi também de forma longa”, lembrou.

Marcelo Rebelo de Sousa salientou que, na altura, a sua participação teve “naturalmente o beneplácito do então líder do partido, que estava no primeiro ano do seu mandato, o doutor Rui Rio”.

“Agora, novamente Carlos Coelho, de acordo com o líder do partido recém-eleito, o doutor Luís Montenegro, formulou-me um convite idêntico, com uma pequena diferença: são 30 participantes, 30 perguntas, mas são perguntas formuladas oralmente, gravadas em vídeo”, referiu.

Detalhando os moldes da sua participação, o Presidente da República indicou que os participantes irão fazer perguntas de “cerca de meio minuto”, devendo o chefe de Estado responder em “cerca de um minuto”.

“Portanto, é um formato diferente, audiovisual, mais curto, e as perguntas chegarão depois de os participantes estarem na Universidade: aquilo começa dia 29 [de agosto], provavelmente chegarão ou 29 ou 30, e eu responderei na volta do correio. Neste caso, é na volta do vídeo”, indicou.

Questionado se é um hábito seu marcar presença na Universidade de Verão do PSD quando um novo líder social-democrata é eleito, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: “Não, não é hábito, aconteceu haver este convite”.

“Eu ia lá quando não era Presidente da República, fui lá praticamente todos os anos. Depois, no tempo do doutor Rui Rio, fui convidado para responder a perguntas, eu respondi. E agora, pelo doutor Montenegro, fui convidado a responder a perguntas. Pronto, e respondo às perguntas que os jovens formularem”, sublinhou.

Interrogado se irá marcar presença física no certame, o chefe de Estado respondeu: “A presença é assim, é a distância, não é ir lá propriamente”.

A 18.ª Universidade de Verão do PSD decorre entre 29 de agosto e 04 de setembro em Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, e irá contar com a participação da antiga líder do CDS Assunção Cristas, do antigo presidente do PSD Marques Mendes e do socialista e atual presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+