Tempo
|
A+ / A-

“Governo tem falhado na reforma da floresta prometida”, acusa Montenegro

18 ago, 2022 - 13:01 • Ricardo Vieira

Líder do PSD considera que o Governo tenta “desresponsabilizar-se” na questão dos incêndios e pede ao executivo de António Costa que “não tente distrair as pessoas“.

A+ / A-

O Governo de António “tenta desresponsabilizar-se por aquilo que corre mal” no combate aos incêndios, acusa o presidente do PSD, Luís Montenegro.

Durante uma visita a Ourém, o líder social-democrata mostrou-se “um pouco apreensivo” com a atuação do executivo, que nas falhas no Siresp quer na coordenação das forças no terreno.

“Agora que se aproxima uma época de maior risco devido a onda de calor, há uma certa manobra de distração do ministro da Administração Interna para tentar remeter o problema para o lado científico e do clima, e não da prevenção e dos meios”, afirma Luís Montenegro.

O líder do PSD considera que na Serra da Estrela teria sido benéfico accionar o Mecanismo europeu na semana passada.

Montenegro defende que nos últimos anos “tem falhado a reforma da floresta prometida e algumas ações que visam prevenir e ter meios de combate”, nomeadamente em matéria de meios aéreos.

“Há medidas que só cabem ao poder executivo tomar, que são operacionais, que dizem respeito à ação do Governo e que têm que ser tomadas antes, preventivamente, do pico de calor e da perigosidade e da adversidade que pode fazer com que os incêndios florestais tenham a dimensão que infelizmente alguns têm tido. E desse ponto de vista só há uma entidade a quem se pode assacar responsabilidades: é o Governo e o Governo não pode sacudir as suas responsabilidades”, afirma.

O presidente do PSD pede ao Governo que “não tente distrair as pessoas com questões que, embora importantes, não são o cerne daquilo que hoje importa”.

“Não me agrada nada que nos estejam a tentar vender que estamos num ano atípico, um ano com vagas de calor muito acentuadas. Nós sabemos que isso acontece e já sabíamos isso antes. Não vale a pena andarem-nos a distrair”, sublinha.

Questionado sobre a polémica em torno de Sérgio Monteiro, que acabou por renunciar a um cargo de consultor no Ministério das Finanças, Luís Montenegro considera que o lamento do ministro Fernando Medina não chega.

“Pedimos esclarecimentos, aquilo que obtivemos foi um lamento e o lamento foi insuficiente”, afirmou o líder social-democrata.


Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    18 ago, 2022 aldeia 14:03
    Falta carisma a este lider,o psd não vai longe,vai continual a perder votos para os partidos mais á direita.
  • José J C Cruz Pinto
    18 ago, 2022 ILHAVO 13:06
    Portanto, é redondamente FALSO o que "fontes" (?) próximas da Presidência terão referido (talvez louvando) que a Direcção do PSD não tem desta vez "cavalgado" a questão dos incêndios, porque já são pelo menos dois (o "maioral" e o seu vice) que o fazem no mesmo dia ou em dias próximos. O lógico será agora zangarem-se com o Presidente por não parecer estar a ver o mesmo "filme" que eles.

Destaques V+