Tempo
|
A+ / A-

Crise nas urgências

Marta Temido anuncia plano de contingência para o verão

13 jun, 2022 - 20:40 • Redação

Marta Temido indicou ainda que haverá um plano a médio prazo para criar uma "coordenação que possa apoiar as restruturações que precisamos de fazer".

A+ / A-

A ministra de Saúde, Marta Temido, anunciou esta segunda-feira, um plano de contingência a aplicar-se durante os meses de junho, julho, agosto e setembro

"Estes constrangimentos não são um problema de hoje, mas sabemos estão numa fase mais nítida e aguda, porque, depois de dois anos de pandemia, revelam-se com outra gravidade e magnitude", disse a ministra, em declarações aos jornalistas.

Marta Temido indicou ainda que haverá um plano a médio prazo para criar uma "coordenação que possa apoiar as restruturações que precisamos de fazer".

A falta de médicos em vários hospitais do país tem levado nos últimos dias ao encerramento de urgências de obstetrícia, ou a pedidos aos centros de orientação de doentes urgentes (CODU) de reencaminhamento de utentes para outros hospitais.

Nas declarações aos jornalistas, a ministra da Saúde falou ainda na abertura de contratações de especialistas, nomeadamente com a abertura de um concurso, e na "precaução das questões remuneratórias", além do "apoio a quem está no terreno e às lideranças" dos hospitais.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+