Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Municípios esperam concluir processo de descentralização dentro de um mês

06 jun, 2022 - 20:57 • Lusa

Processo de descentralização de competências "está a ser trabalhado e não está concluído", afirma Luísa Salgueiro, sobre a saída do Porto da Associação Nacional de Municípios.

A+ / A-

A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) disse hoje, em Coimbra, que as negociações com o Governo sobre o processo de descentralização de competências devem estar concluídas dentro de um mês.

"Estamos a trabalhar para que seja o mais rápido possível, mas acho que um mês é um prazo razoável", adiantou Luísa Salgueiro aos jornalistas, no final da sessão de assinatura de um protocolo entre a ANMP e o Governo para a criação de uma Comissão Permanente de Acompanhamento ao Investimento Municipal.

A dirigente salientou que o conselho diretivo da ANMP está "empenhadamente a trabalhar no processo de descentralização de competências" e que a negociação "é essencial para que os municípios portugueses avancem para um processo que é ambicionado e reivindicado há muitos".

Questionada sobre se a saída do município do Porto [da ANMP] pode arrastar outras autarquias, Luísa Salgueiro frisou que essa decisão se deveu, sobretudo, ao processo de descentralização de competências, que "está a ser trabalhado e não está concluído".

"Como está à vista, há ainda muitos temas que estão em aberto e a ser alvo de trabalho bilateral entre a ANMP e o Governo", sustentou a também presidente da Câmara de Matosinhos, lembrando que a associação efetuou um périplo por todas as câmaras do país para "melhor satisfazer as suas necessidades, ambições e reivindicações".

A presidente da ANMP salientou que essas preocupações foram traduzidas em documentos que foram apresentados ao Governo e que são a base da negociação "das condições finais deste processo de descentralização".

Segundo Luísa Salgueiro, "a preocupação da associação é a de que fiquem definidas as regras e os valores e que se acautelem os interesses dos municípios".

"É claro que, se houver intenção de mais saídas [de municípios], isso fragiliza as duas partes -- a ANMP e quem sai", sublinhou, salientando que a associação "não podia aceitar que houvesse condições diferentes para um município do que para o resto do país".

Para a autarca, a preocupação da ANMP "é a de que o processo decorra da melhor forma possível e que todos os municípios portugueses vejam as suas preocupações e reivindicações acauteladas".

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, desafiou hoje os municípios que contestam o processo da descentralização a juntarem-se à ANMP e frisou que a associação é a única interlocutora do Governo.

"O Governo negoceia exclusivamente com a ANMP e depois dialoga com todos os municípios", disse a governante, que participou na assinatura do protocolo de constituição da Comissão Permanente de Acompanhamento ao Investimento Municipal.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+