Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia. Costa visita Roménia e Polónia

13 mai, 2022 - 19:40 • Lusa

O primeiro-ministro tem previstos encontros com tropas portuguesas e uma deslocação a um campo de refugiados.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, vai visitar o contingente português em missão na Roménia no âmbito da NATO, entre quarta e quinta-feira, deslocando-se depois a um centro de acolhimento de refugiados ucranianos na Polónia.

"Nesta deslocação à Roménia e à Polónia, o primeiro-ministro terá ainda oportunidade de promover o aprofundamento de relações bilaterais, bem como a discussão de temas da agenda europeia, nos contactos com os líderes de ambos os países", refere-se no comunicado hoje divulgado pelo gabinete de António Costa.

No programa de deslocações do líder do executivo português, além das vertentes militar e humanitária relacionadas com o acolhimento de refugiados, "existirá também uma componente empresarial".

Em 15 de abril, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, presidiu no aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, à cerimónia de partida dos 222 militares portugueses da força nacional que participa na missão de dissuasão e de defesa da NATO.

Uma cerimónia que contou com a presença da ministra da Defesa, Helena Carreiras, do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, almirante António Silva Ribeiro, e dos chefes do Estado-Maior do Exército, Armada e Força Aérea.

Nesse mesmo dia, António Costa gravou um vídeo em que disse estar "absolutamente certo de que mais uma vez" estes militares irão "prestigiar as Forças Armadas e o país" e lembrou que pouco tempo antes estivera em Santa Margarida a assistir a um exercício deste contingente no quadro do processo de preparação para a missão.

Após esta visita às tropas portuguesas, o líder do executivo português parte na quinta-feira para a Polónia, onde permanecerá até sexta-feira - uma deslocação que tem como principal preocupação a vertente humanitária em consequência da intervenção militar russa na Ucrânia.

"Desde a primeira hora, Portugal tem participado na onda de solidariedade à escala global para com o povo ucraniano, não apenas no fornecimento de apoio material, humanitário e militar, mas também no acolhimento de refugiados ucranianos e no quadro de sanções que estão a ser impostas ao regime russo. A visita ao centro de acolhimento de refugiados permitirá valorizar o esforço de um dos países que está na linha da frente e que mais refugiados tem recebido", sustenta-se no comunicado do executivo.

Em relação ao programa provisório destas deslocações à Roménia e Polónia, António Costa chega a Bucareste na quarta-feira, pelas 19:00 locais, tendo depois um jantar de trabalho oferecido pelo primeiro-ministro da Roménia, general Nicolae Ciuca.

Na quinta-feira, pela manhã, participa numa reunião plenária com o Governo romeno, no final da qual será assinado um acordo bilateral de cooperação na área da Defesa.

Nessa manhã, o líder do executivo português terá ainda encontros com o Presidente da República da Roménia, Klaus Iohannis, e com o líder da Câmara dos Deputados, Marcel Ciolacu, chegando ao início da tarde à Base Militar de Caracal. Uma visita em que, no início, estará acompanhado pelo Presidente da República e pelo primeiro-ministro da Roménia.

Antes de partir para Varsóvia, António Costa participa num almoço tardio com os militares da missão portuguesa.

Pouco depois de chegar a Varsóvia, na quinta-feira à noite, o primeiro-ministro vai estar presente num jantar com empresários portugueses.

Já na sexta-feira, o ponto inicial do programa será um encontro com o primeiro-ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki, havendo, no final, declarações conjuntas à imprensa.

Para as 11h30, está prevista a chegada de António Costa ao Estádio Nacional de Varsóvia, onde está instalado um centro de acolhimento de refugiados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+