Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Henrique Raposo

Polémica com russos. “Muito mais grave em Lisboa e ingénuo em Setúbal”

11 mai, 2022 - 10:38 • Olímpia Mairos

Comentador analisa a polémica que envolve o acolhimento de refugiados ucranianos e dá razão a Rui Rio que quer explicações do primeiro-ministro.

A+ / A-
Polémica com russos. “Muito mais grave em Lisboa.  Ingénuo em Setúbal”

O comentador d’As Três da Manhã considera que “a ideia de que o Kremlim tem um agente secreto em Setúbal é demasiado”, até porque “Portugal é um pouco irrelevante para a Rússia”.

Henrique Raposo dá razão a 75% a Rui Rio que quer explicações de António Costa e considera que, se o primeiro-ministro não foi informado, já deviam ter sido demitidos os responsáveis que nos serviços de informação não cumpriram algo de gravíssimo, até porque não foi desmentido, até à data, que esses mesmos serviços não estavam a seguir esta associação.

“Das duas uma, ou o SIS não entregou o relatório ao Governo e, nesse sentido, o SIS, ou seja, os nossos agentes secretos, foram amadores e alguém tem que ser demitido, ou, se o SIS entregou o relatório ao Governo e o Governo não fez nada, sobretudo no contexto pós 2014, com a invasão da Crimeia, há aqui muita insensibilidade e inépcia política em relação ao que se estava a passar”, argumenta.

“A terceira opção é - por isso que eu disse que o Rio tem razão - só a 75%, é que isto é uma enorme tempestade num copo de água, porque eu acho que o caso do Medina, em Lisboa, é muito mais grave do que isto”, acrescenta.

O comentador assinala que o caso que envolveu a autarquia da capital, que entregou dados da oposição russa, é “muito mais grave”. Já quanto a Setúbal, nota que “é muito mais ingênuo”, sublinhando, no entanto, que “há, de certeza, muita incúria da Câmara de Setúbal”.

“Eu podia estar aqui a queimar o PCP e os comunistas eram um alvo muito fácil, mas acho que há, sobretudo aqui, muita, muita ingenuidade, muita falta de noção do que é que se está a passar”, assinala.

O comentador questiona porque deverão os russos de estar preocupados com os ucranianos que vieram para Setúbal, quando “há cinco milhões de ucranianos que saíram”.

“Há aqui qualquer coisa que não faz sentido”, atira, reforçando que gostaria de “ter visto este nível de escândalo e de discussão, quando a Câmara de Lisboa deu à embaixada russa dados pessoais de opositores russos”.

“Isso é muito mais grave do que o que se está a passar”, afirma.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+