Tempo
|
A+ / A-

OE2022

Fim das taxas moderadoras custa 31 milhões de euros ao SNS

10 mai, 2022 - 16:54 • Lusa

Combate à pandemia de covid-19 implicou uma despesa de 1,3 mil milhões de euros só em 2021, disse a ministra da Saúde, no Parlamento.

A+ / A-

O fim das taxas moderadoras anunciado para junho implica uma perda de receita para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) a rondar os 31 milhões de euros, revelou esta terça-feira a ministra da Saúde.

Marta Temido, que falava no Parlamento, no âmbito da apreciação, na especialidade, da proposta de Orçamento do Estado para 2022, sublinhou as pressões conjunturais sofridas com o combate à pandemia de covid-19, que implicaram despesas de 1,3 mil milhões de euros só em 2021.

A este propósito, a ministra disse que a despesa com recursos humanos só para enfrentar a pandemia foi de 368 milhões de euros, com as vacinas 326 milhões, com a comparticipação dos testes covid-19 277 milhões e em equipamentos de proteção 93 milhões de euros.

"Sem o efeito destas pressões, a despesa orçamental para 2022 poderia crescer 10% face ao executado provisório de 2021", afirmou Marta Temido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    10 mai, 2022 Lisboa 17:31
    De que serve acabar com as taxas moderadoras se os utentes não conseguem ter médico de familia, consultas a tempo e horas, lugar onde se dirigirem numa primeira aflição sem terem de ir a correr entupir as urgências com "falsas urgências" só porque não têm onde mais ir, etc?

Destaques V+