Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PS recandidata Francisco Assis a presidente do Conselho Económico e Social

22 abr, 2022 - 13:19 • Lusa

Eleição, no parlamento, está prevista para o próximo dia 29.

A+ / A-

O PS propôs hoje a recandidatura do seu antigo eurodeputado e líder parlamentar para o cargo de presidente do Conselho Económico e Social (CES), cuja eleição, no parlamento, está prevista para o próximo dia 29.

Francisco Assis, professor universitário, destacado militante ligado à ala de centro esquerda do PS, é presidente do CES desde 2020.

Para ser reconduzido no cargo de presidente do CES, o antigo presidente da Câmara de Amarante precisa da aprovação de dois terços dos deputados por voto secreto.

Líder parlamentar socialista em dois períodos distintos, primeiro sob a liderança de António Guterres e depois de José Sócrates, no plano político Francisco Assis foi também candidato a secretário-geral do PS em 2011, mas foi derrotado nesta corrida por António José Seguro.

Francisco Assis integrou depois o Secretariado Nacional do PS liderado por António José Seguro e em 2014 foi cabeça de lista socialista nas eleições europeias.

Com António Costa como secretário-geral do PS, Francisco Assis afastou-se da primeira linha política do seu partido por ter discordado da formação de um Governo minoritário socialista suportado no parlamento pelo Bloco de Esquerda, PCP e PEV a partir de novembro de 2015.

Já para a Comissão Nacional de Eleições (CNE), cujas eleições também estão marcadas para dia 29 deste mês, a bancada socialista propôs o seu ex-deputado Fernando Anastácio, que fez parte da Comissão de Assuntos Constitucionais e que não se recandidatou nas listas do PS nas últimas eleições legislativas.

Tal como a agência Lusa já tinha avançado esta semana, para o Conselho de Estado o PS e PSD apresentam uma lista conjunta de cinco nomes: Carlos César (PS), Francisco Pinto Balsemão (PSD), Manuel Alegre (PS), Sampaio da Nóvoa (PS) e Miguel Cadilhe (PSD).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+