Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Marcelo agradece coragem do povo ucraniano e do Presidente Zelenskiy

21 abr, 2022 - 18:03 • Ricardo Vieira

"Portugal esteve, desde a primeira hora, e está e estará sempre, com o heroico Povo Ucraniano e a sua luta", afirma o Presidente da República.

A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa deixa uma mensagem de agradecimento à coragem ao povo ucraniano e ao Presidente Volodymyr Zelenskiy, que discursou esta quinta-feira na Assembleia da República, por videochamada.

O Presidente da República agradece, em comunicado, a intervenção de Volodymyr Zelenskiy no Parlamento português e "ao martirizado Povo Ucraniano o exemplo que tem dado ao mundo, há quase dois meses de guerra".

Marcelo Rebelo de Sousa destaca a "coragem, a resistência, o sentido de afirmação de independência, de soberania, de unidade nacional" dos ucranianos, na sequência da invasão russa iniciada a 24 de fevereiro.

O chefe de Estado "agradece a militares e, de modo especial, a civis, devastados pelos horrores da guerra e obrigados a abandonar a sua Pátria".

"Portugal esteve, desde a primeira hora, e está e estará sempre, com o heroico Povo Ucraniano e a sua luta, apoiando, nomeadamente na União Europeia, na NATO e nas Nações Unidas, e acolhendo, na tão excecional comunidade ucraniana que entre nós vive, todas e todos os que, vindos da Ucrânia, até nós queiram vir e cá ficar", sublinha Marcelo Rebelo de Sousa.

Em tempo de guerra, "em que só há lugar para a Humanidade, a Fraternidade e a Solidariedade, somos todos Ucranianos", concluiu o Presidente da República.

O discurso de Zelenskiy ao Parlamento português
O discurso de Zelenskiy ao Parlamento português
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+