Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Zelenskiy pode ser convidado a discursar no Parlamento português

06 abr, 2022 - 07:00 • Redação

Sessão com o Presidente da Ucrânia vai ser discutida hoje em conferência de líderes.

A+ / A-

A Assembleia da República deve aprovar, esta quarta-feira, o discurso do Presidente ucraniano aos deputados portugueses.

De acordo com o jornal Público, o convite conta com o apoio incondicional de Marcelo Rebelo de Sousa.

O jornal lembra que convites a chefes de estado estrangeiros são da responsabilidade do Presidente da República.

Marcelo e o novo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, terão de articular-se para proceder ao convite.

Na terça-feira, a Casa Branca anunciou que os Estados Unidos e os aliados ocidentais vão impor sanções adicionais ao Kremlin, incluindo a proibição de qualquer novo investimento na Rússia.

Entre as medidas tomadas estão o alargamento de sanções contra instituições financeiras e empresas estatais russas e sanções contra funcionários do governo e familiares.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.480 civis, incluindo 165 crianças, e feriu 2.195, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra já causou um número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais 4,2 milhões para os países vizinhos.

Esta é a pior crise de refugiados na Europa desde a II Guerra Mundial (1939-1945) e as Nações Unidas calculam que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+