Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Zelenskiy no Parlamento? PCP está contra porque contribui "para a confrontação" e "conflito"

06 abr, 2022 - 15:55 • Lusa

Partido Comunista não acompanhou proposta do PAN sobre a realização de uma sessão solene com o Presidente da Ucrânia e diz que a "realização de sessões com intervenção de chefes de Estado na Assembleia da República, ao longo dos últimos anos, têm sido muito limitadas" e ocorrem sempre na sequência de visitas institucionais ao país".

A+ / A-

A líder parlamentar do PCP considerou esta quarta-feira que a proposta de sessão parlamentar com o Presidente ucraniano contraria o papel da Assembleia da República "em defesa da paz", justificando assim a oposição do seu partido à iniciativa.

"A Assembleia da República, enquanto órgão de soberania, não deve ter um papel para contribuir para a confrontação, para o conflito, para a corrida aos armamentos. O seu papel deve ser exatamente o oposto. O papel da Assembleia da República deve ser um papel em defesa da paz", sustentou Paula Santos, em declarações aos jornalistas nos Passos Perdidos, no Parlamento.

A deputada comunista considerou que "a proposta que está em cima da mesa não vai ao encontro" desse propósito. "Daí o PCP não ter acompanhado esta mesma proposta, não vai ao encontro do objetivo de defender a paz, de procurar uma solução negociada", sustentou.

Paula Santos acrescentou que a "realização de sessões com intervenção de chefes de Estado na Assembleia da República, ao longo dos últimos anos, têm sido muito limitadas" e ocorrem sempre na sequência de visitas institucionais ao país, o que "neste caso concreto não ocorre".

"A solução para este conflito, a solução para a Ucrânia, para a Europa e para o mundo passa por avançar numa perspetiva de cessar-fogo, de avançar numa solução negociada, no respeito e no cumprimento da Carta das Nações Unidas", referiu a deputada.

A dirigente comunista acrescentou que o partido não está "a defender a paz para a Ucrânia desde 24 de fevereiro de 2022".

"Estamos a colocar esta necessidade de se avançar num caminho de paz desde 2014 e ficámos sozinhos estes oito anos relativamente a esta matéria", declarou.

A conferência de líderes parlamentares aprovou hoje, com oposição do PCP, uma sessão solene com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, por videoconferência.

A porta-voz da conferência de líderes, a socialista Maria da Luz Rosinha, referiu que o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, irá contactar o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, para que seja endereçado um convite formal ao Presidente Volodymyr Zelenskiy para discursar perante o parlamento português.

"A decisão foi tomada por maioria, com a oposição do PCP. A data em que acontecerá essa sessão ficou dependente do convidado", Volodymyr Zelensky, apontou Maria da Luz Rosinha, adiantando que a expectativa é que a intervenção do Presidente ucraniano aconteça na semana entre 18 e 22 deste mês.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    06 abr, 2022 PORTUGAL 17:49
    " CONFRONTAÇÃO e CONFLITO "? Quem foi o BOMBARDEIRO? Está TUDO dito PCP. Ainda há quem vá na VOSSA política?
  • Americo Anastacio
    06 abr, 2022 Leiria 17:40
    É muito triste esta atitude do PCP. Mostra uma coisa. Foi com estes srs que Costa se manteve no governo. Vale a pena meditar nisto...
  • Façam as malas
    06 abr, 2022 Porque não vão para a vossa amada Rússia? 16:59
    Se querem defender a paz e acabar com a confrontação, aprovem uma moção a repudiar sem sombra de dúvida e em termos fortes, a invasão da Ucrânia, e exijam a retirada imediata de todas as forças russas do território Ucraniano, incluindo a Crimeia e o Donbass. Isso não...? Ah, bom! Se dúvidas houvesse, sabemos agora quem vocês apoiam neste crime: os vossos amigos russos. Porque não fazem as malas e vão pastar com eles?
  • João Silva
    06 abr, 2022 Vila Nova de Gaia 15:18
    Boa tarde, Muito satisfeito com a posição do PCP. A cavar a sua propiá sepultura. Pensei que acabaria como o CDS mas daqui a 10 anos, para grande alegria minha será mais cedo. Cumprimentos

Destaques V+