Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Elvira Fortunato. Estrela da investigação é nome de peso no novo Governo

23 mar, 2022 - 20:22 • Rosário Silva Lusa

Prémio Pessoa de 2020, apontada a candidata ao Nobel, vai ser a nova ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A+ / A-

A nova ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior é a renomada investigadora Elvira Fortunato, até agora vice-reitora da Universidade NOVA de Lisboa, onde coordena a área de investigação desde 2017.

A sucessora de Manuel Heitor no Governo foi apontado como candidata ao Nobel. É professora Catedrática no Departamento de Ciência dos Materiais da FCT NOVA e também diretora do Laboratório Associado Instituto de Nanomateriais, Nanofabricação e Nanomodelação.

Entre 2015 e 2020, integrou o grupo de sete investigadores do Mecanismo de Aconselhamento Científico da Comissão Europeia para apoiar as decisões da Comissão Europeia com base na evidência científica. Desde 2010 que integra a Chancelaria das Ordens Honoríficas de Portugal, a funcionar junto da Presidência da República.

É pioneira na investigação europeia sobre eletrónica transparente utilizando materiais sustentáveis e tecnologias amigas do ambiente.

Em 2022, integrou o grupo de 27 mulheres inspiradoras da Europa, eleitas pela atual Presidência Francesa da União Europeia.

Com mais de 800 publicações científicas, recebeu nos últimos anos mais de 30 prémios e distinções internacionais pelo seu trabalho, sendo de destacar a condecoração com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique o Navegador, pelo Presidente da República em 2010, a Medalha Blaise Pascal em 2016, o Prémio Czochralski em 2017 e o Prémio Pessoa de 2020.

Coordenou vários projetos nacionais e internacionais sendo de realçar a sua atividade pioneira na Universidade NOVA de Lisboa na área da igualdade de oportunidades através do projeto SPEAR, uma plataforma europeia de apoio e implementação de planos para a igualdade de género em instituições do ensino superior.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+