Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Guerra na Ucrânia

Votos distintos na ONU, mas Portugal e Moçambique unidos no desejo de paz

17 mar, 2022 - 12:47 • Manuela Pires , enviada especial da Renascença a Moçambique, com Cristina Nascimento

Marcelo Rebelo de Sousa e Filipe Nyusi já estiveram juntos no arranque da visita oficial do Presidente da República de Portugal a Moçambique.

A+ / A-

Portugal e Moçambique têm opiniões diferentes sobre a condenação da invasão da Rússia à Ucrânia, mas há um ponto que une os dois países: o desejo de paz.

No final do encontro entre Marcelo Rebelo de Sousa e o seu homólogo Filipe Nyusi, a abstenção de Moçambique na Assembleia Geral da ONU que condenou a invasão russa foi tema de conversa.

O presidente moçambicano explicou que o voto na ONU foi uma forma de “encorajamento ao diálogo”.

“A nossa posição não foi posição de admitir que haja violência, que haja guerra, não… foi dizer sim deem espaço ao diálogo para que isso termine e continuaremos firmes pare não permitir que haja guerra”, declarou.

Marcelo Rebelo de Sousa disse perceber a posição de Moçambique e diz que isso em nada vai alterar o apoio de Portugal a Moçambique ser eleito membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU.

“Moçambique não votou contra aquilo que foi a posição generalizada da comunidade internacional, absteve-se e isso é uma precisão que é importante fazer”, argumentou Marcelo.

Cerimónias de boas vindas a Marcelo Rebelo de Sousa no aeroporto de Moçambique
Cerimónias de boas vindas a Marcelo Rebelo de Sousa no aeroporto de Moçambique
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+