Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fotogaleria

Marcelo em Moçambique. O primeiro dia da visita em imagens

18 mar, 2022 - 07:53 • Redação com Lusa (Fotos)

É a terceira visita oficial de Marcelo Rebelo de Sousa a Moçambique com uma “forte componente militar”. Numa passagem pela escola portuguesa de Maputo, o Presidente da República aproveitou a oportunidade para falar da importância do ensino em tempos de guerra. A visita termina no domingo ao fim do dia com um encontro com a comunidade portuguesa. Na segunda-feira de manhã regressa a Lisboa.

A+ / A-

Dois anos depois, Marcelo Rebelo de Sousa regressa a Moçambique para a terceira visita oficial que vai durar apenas quatro dias, por causa da guerra na Ucrânia.

Nesta visita oficial, de quinta-feira a domingo, a presidência realça a “forte componente militar” que acontece “a convite do seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi”.

O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André acompanha Marcelo Rebelo de Sousa nesta terceira visita oficial a Moçambique que para além do encontro com o Presidente Filipe Nyusi, tem ainda um encontro com a Presidente da Assembleia da República de Moçambique.

No primeiro dia da visita oficial a Moçambique, Marcelo Rebelo de Sousa esteve na escola portuguesa de Maputo e presidiu à cerimónia de entrega de prémios aos melhores alunos. No seu discurso, o Presidente da República aproveitou a oportunidade para falar da importância do ensino em tempos de guerra – e tirar algumas selfies com os alunos.

“Um mundo de egoísmos é um mundo de guerra. Ora, nós queremos a paz, não queremos a supremacia de ninguém sobre ninguém. Queremos a tolerância, queremos o diálogo, queremos a compreensão. Isso começa onde? Nos bancos da escola”, disse.

Esta sexta-feira de manhã, Marcelo vai inaugurar um empreendimento turístico da Visabeira na reserva especial de Maputo. Da parte da tarde, vai à universidade Eduardo Mondlane para assinalar os 30 anos de cooperação com a Faculdade de direito de lisboa.

A visita termina no domingo ao fim do dia com um encontro com a comunidade portuguesa. Na segunda-feira de manhã regressa a Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+